Da Redação
Em 22/02/2024 às 13:18
Para funcionar 24h, o Hospital Regional conta com 2.203 colaboradores
(Foto: Ector Gervasoni/Unoeste)
O Hospital Regional de Presidente Prudente completa, nesta quinta-feira (22), 27 anos de atendimentos prestados à população de toda a região do Oeste Paulista, além de Estados vizinhos como o Paraná e Mato Grosso do Sul. Uma idealização do Professor Agripino de Oliveira Lima Filho (in memorian), é hoje considerado o terceiro maior hospital público de São Paulo.
Ele foi inaugurado em 1997, na época como Hospital Universitário Doutor Domingos Leonardo Cerávolo. Doze anos depois, em 13 de fevereiro de 2009, acabou sendo estadualizado e a parceria com a Unoeste.
Referência em assistência médica eletiva e em atendimentos de urgência e emergência, o HR, assim como é popularmente conhecido, atende hoje a 45 municípios que compõem o Departamento Regional de Saúde XI (DRS-XI), com demanda indireta de pacientes que também vêm do Paraná e Mato Grosso do Sul – esse raio de cobertura atinge mais de 720 mil pessoas.
Desde que foi estadualizado pelo Governo de São Paulo, é mantido pela Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus. A estrutura comporta 550 leitos, todos do Sistema Único de Saúde (SUS). Além destes, há mais 56 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sendo 20 adultos, 10 coronarianas, 6 pediátricas e 20 neonatais. E para manter tudo funcionando 24 horas por dia, o hospital conta com 2.203 colaboradores.
Uma outra grande característica do HR é a forte residência médica. Atualmente são 223 residentes médicos nas mais diversas especialidades, e 22 residentes multiprofissionais, a exemplo de fisioterapeutas, farmacêuticos, enfermeiros e nutricionistas envolvidos em todas as ações assistenciais do hospital. A unidade também funciona como campo de estágio para alunos de Medicina e outros cursos da área da saúde.
No dia 19 de outubro do ano passado, o HR recebeu a recertificação do Selo do Programa Compromisso com a Qualidade Hospitalar (CQH), uma certificação dada pela Associação Paulista de Medicina que premia os hospitais que seguem o roteiro de exigências que garante aos usuários da unidade, um serviço de qualidade e excelência.
Esta certificação, que também é conferida pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, tem como objetivo contribuir para a melhoria contínua da qualidade dos hospitais, propondo um modelo de excelência em gestão hospitalar.
Somente 10 hospitais no Brasil detêm este selo de qualidade dentre mais de 68 hospitais participantes do programa. Nesta recente avaliação, o Hospital Regional de Prudente foi agraciado com a recertificação ouro. É válido ressaltar que, em maio de 2019, o HR se tornou o único hospital 100% SUS do país a possuir o Selo de Compromisso com a Qualidade Hospitalar (CQH).
No mesmo mês de outubro de 2023, o hospital celebrou a conquista do “Selo Pleno de Instituição Amiga do Idoso”, criado e mantido pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, que dialoga com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas e se insere nos pilares estratégicos preconizados da década do envelhecimento saudável de 2020 a 2030, através da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Essa outra conquista já havia sido garantida muito antes da assinatura do termo de adesão ao Programa “São Paulo Amigo do Idoso”, onde também foi obtido o Selo Inicial de Hospital Amigo do Idoso, em abril de 2016. Em 2019, o HR obteve o Selo Intermediário de Hospital Amigo do Idoso, mais um passo nesta caminhada que garantiu ao hospital o Selo Pleno de Instituição Amiga do Idoso.
Diretor das Faculdades de Medicina da Unoeste e neto do Professor Agripino (idealizador do antigo HU – hoje HR), o médico dermatologista Dr. Murilo Carapeba resume o hospital num complexo de atendimento médico de referência e de ensino de qualidade.
“Acredito que a história do Hospital Regional, desde sua origem como Hospital Universitário, é um exemplo de como o investimento na educação e na saúde pode trazer benefícios significativos para a sociedade. O ambiente proporciona aos estudantes o aprendizado diversificado e com grande demanda de pacientes. Além disso, o hospital é equipado com tecnologia de ponta, o que permite que os estudantes possam acompanhar e aprender a utilizar equipamentos modernos e avançados”, pontua.
De Álvares Machado, o estudante Estevão Pinheiro Salomão, matriculado no 8º termo, está descobrindo esse universo todo agora. Ele começou a fase do pré internato, cujas práticas já ocorrem dentro do HR.
“Minha experiência enquanto acadêmico de Medicina no HR contempla a importância da prática clínica. É por meio dela que conseguimos materializar os conceitos teóricos e valorizar as técnicas, as formas de abordagem, os protocolos e toda dinâmica que inclui a formação na área da saúde. Ter a prática no Hospital Regional é viver e contemplar de forma integral os princípios da graduação em medicina, desde a importância e necessidade da humanização, até os conceitos teóricos e práticos que norteiam uma conduta médica”, revela o rapaz, ao se referir a essa etapa do processo ensino aprendizagem na formação médica.
Para ele, o hospital oferece aos acadêmicos todos os recursos necessários para uma boa prática e aprendizagem na área médica. “Estar no maior hospital da região oeste paulista, referência em alta complexidade, é poder desfrutar de tecnologia e conhecimento proveniente da estrutura e profissionais envolvidos; sobretudo, compreender, desde o início, que o processo de cura envolve uma escuta ativa, o emprego correto da assistência multidisciplinar e a junção entre conhecimento, técnica e humanização. Enquanto acadêmico, é muito valioso ter à disposição professores e doutores altamente capacitados, para nos orientar, ensinar e ajudar a sermos os protagonistas de nossa história profissional”, elogiou Estevão, em tom de gratidão.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.