Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Ipem-SP faz plantão para validação de taxímetros em Prudente

Da Redação

Em 06/04/2022 às 16:12

Plantões são voltados para profissionais que precisam validar o instrumento após mudança de veículo, troca ou reparo

(Foto: Arquivo)

Na sexta-feira (8), o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) realiza plantão para taxistas prudentinos que precisam validar o taxímetro após mudança de veículo, troca ou reparo.

Das 8h às 11h, agentes do órgão atenderão em ponto localizado na Avenida Coronel José Soares Marcondes, próximo ao nº 4.580, Bairro Higienópolis. Os serviços precisam ser agendados no site do Ipem-SP, além de emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU) para o pagamento da taxa de verificação. 

Sem a quitação da taxa e o agendamento online, a verificação não será realizada. O taxista está sujeito à penalidade em caso de atraso ou não comparecimento à verificação anual de taxímetro.  

Na data da verificação, o taxista ou o responsável pelo veículo deve apresentar os seguintes documentos:  

- Alvará de estacionamento fornecido pela prefeitura dentro do prazo de validade; 

- Certificado de registro e licenciamento de veículo (categoria aluguel); 

- Certificado da última verificação do Ipem-SP, referente ao exercício de 2019; 

- GRU quitada;  

Os serviços de reparo ou manutenção dos taxímetros deverão ser realizados pelas oficinas permissionárias pelo Ipem-SP devidamente autorizadas para a execução das atividades neste ano.  

Os taxistas autuados por trafegar com o taxímetro irregular têm dez dias para apresentar defesa ao órgão. 

Preço justo

De acordo com o Ipem-SP, o objetivo da verificação periódica dos taxímetros é certificar se o preço registrado pelo equipamento corresponde, com base na distância e no tempo gasto, ao trajeto percorrido pelo veículo. 

A verificação abrange também a análise das condições gerais dos veículos, como a rolagem e rodagem dos pneus e do taxímetro (tarifa, lacres, entre outros). 

Fique de olho  

Para identificar se o taxímetro foi verificado pelo Ipem-SP, o consumidor deve observar a existência do lacre amarelo, que impede o acesso à regulagem do aparelho, e do selo do Inmetro. Caso o lacre esteja rompido, o consumidor não deve aceitar a corrida, pois o aparelho pode apresentar medição incorreta.  

O valor da bandeira é estabelecido pela prefeitura de cada município, mas é importante estar atento ao horário em que as bandeiras ‘um’ e ‘dois’ podem ser utilizadas, para não pagar mais caro pela corrida. 

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.