ROGÉRIO MATIVE
Em 05/04/2022 às 15:00
Próxima emissora a deixar o AM será a lendária Difusora, emissora mais antiga da região
(Foto: Arquivo)
Ainda este mês, a Rádio Paulista deverá estrear sua programação em Frequência Modulada (FM) após deixar os 1330 Khz no AM. Porém, o conteúdo que vai compor a grade é da Rede Mix, de São Paulo. A próxima a se despedir da amplitude modulada será a Difusora; a emissora já conta com autorização do Ministério das Comunicações desde dezembro do ano passado.
Sediada em Regente Feijó, a Paulista poderá ser sintonizada no dial 106.7 Mhz. Ela será a 11ª estação a carregar a marca de formato jovem/adulto-pop em território paulista da Rede Mix, segundo o site especializado em radiofonia Tudorádio,com.
No mercado de Prudente, a Rádio Mix FM terá como concorrentes diretas as emissoras 98 FM e Jovem Pan FM 101.7 (sede em Martinópolis). Será a primeira vez que a Mix FM cobrirá o Oeste Paulista.
Atualmente, a emissora segue em testes e ajustes técnicos, porém, já conta com programação musical provisória, além de vinhetas anunciando a chegada da 'maior rádio do Brasil', segundo o slogan.
A próxima
Conforme apuração do Portal, a próxima emissora a deixar o AM será a lendária Difusora, emissora mais antiga da região e responsável por abrigar grandes nomes da comunicação ao longo de sua história iniciada na década de 1930.
A autorização para a migração foi oficializada no fim do ano passado. O processo de troca dos 900 Khz para os 91,7 Mhz deve ocorrer nas próximas semanas.
Especula-se que a programação será a mesma da Rede Itaipu FM, pertencente ao grupo 'Emissoras Coligadas' fundado por Ulysses Newton Ferreira.
Na fila
Seguem na espera as rádios Comercial AM 1440 KHz passará para o 107,1 MHz; a Prudente AM deixará o tradicional 1070 KHz para ocupar o 98,5 MHz; a Fronteira AM, do atual 1380 KHz para 102,3 MHz; além da Rádio Tuiuti de Martinópolis, dos 1010 KHz para os 88,3 MHz.
O Ministério das Comunicações espera finalizar todo o processo de migração até o fim deste ano.
Pela região
Na região do Oeste Paulista, algumas emissoras já conquistaram a migração para o FM: a primeira foi a Cultura de Santo Anastácio (1300 Khz), que passou a operar como Onda Viva no dial 95,7 MHz, desde 2018.
Também foram as beneficiadas as rádios Regional 1360 Khz, de Dracena; Sociedade Rádio Difusora 1.230 Khz, de Rancharia; além da tradicional Rádio Clube Marconi 1.190 Khz, de Paraguaçu Paulista; Rádio Joia AM e Rádio Brasil AM, ambas de Adamantina.
Tem custo
Estima-se que o custo é de R$ 250 mil para cada emissora passar do AM para o FM. Em caso de novas instalações, com a compra de torre, antena, transmissor, entre outros, o valor salta para R$ 500 mil, em média. (Colaborou Cássio Oliveira)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.