ROGÉRIO MATIVE
Em 03/12/2024 às 17:35
Nos próximos dias, o tempo segue com sol entre muitas nuvens e com áreas de chuvas em algumas regiões
(Foto: Sérgio Borges/NoFoco)
Tradicionalmente, os meses de janeiro a março são os mais chuvosos. Mas, este ano, o cenário mudou em Presidente Prudente com o acumulado de chuvas registrado em novembro. O mês passado fechou com 290.4 milímetros (mm) em 13 dias de precipitações.
De acordo com dados do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, são 1.356.2 milímetros distribuídos em 92 dias de 2024. Ou seja, de 11 meses, três foram de chuva.
Para um panorama sobre os períodos mais chuvosos deste ano, o mês de março tem a segunda melhor marca, com 236.4 mm. Em seguida, fevereiro com 200.6 mm; e janeiro, com apenas 128 mm.
O ano também foi marcado, até aqui, com estiagens severas e ondas extremas de calor nos meses de maio, junho, setembro e outubro. Em junho, por exemplo, foi apenas 1.4 mm distribuído em quatro dias.
A maior temperatura foi registrada em setembro: 40.0ºC. Já agosto teve a menor temperatura do ano, com 0ºC.
Como fica o tempo
Segundo a meteorologista do IPMet/Unesp, Rita de Cássia César Moreira de Cerqueira, a frente fria que marcou presença nos últimos dias afasta-se do Estado de São Paulo.
O tempo segue com sol entre muitas nuvens e com áreas de chuvas em algumas regiões, incluindo o Oeste Paulista. Temperaturas mínimas com leve declínio.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.