Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Prefeitura passa a exigir certificado contra assédio para emissão de alvará

ROGÉRIO MATIVE

Em 22/07/2024 às 10:39

Decreto é assinado após o município aderir ao “Pacto Ninguém Se Cala”

(Foto: Freepik)

Em decreto publicado nesta segunda-feira (22), a Prefeitura de Presidente Prudente passa a exigir certificado de conclusão da capacitação de pessoa habilitada a identificar e combater o
assédio sexual e a cultura do estupro praticados contra a mulher que trabalha ou frequenta e bares, restaurantes, boates, clubes noturnos, casas de espetáculos e congêneres.

A medida tomada está vinculada à emissão de alvará de funcionamento para esses estabelecimentos. A exigência do certificado está prevista na Lei Estadual nº 17.635/2023, em vigor em todo o Estado de São Paulo.

Desta forma, bares, restaurantes, casas noturnas e eventos devem adotar medidas de auxílio à mulher que se sinta em situação de risco. Sem  a capacitação dos funcionários, não poderão funcionar na cidade.

O decreto é assinado após o município aderir ao “Pacto Ninguém Se Cala”, proposto pelo Ministério Público do Estado de São Paulo e Ministério Público do Trabalho.

De acordo com o documento, o certificado em questão será exigido do proprietário quando se tratar de abertura de empresa na hipótese de concessão do alvará para início das atividades.

Para a realização de eventos, deverá ser apresentado o certificado de capacitação do solicitante do alvará, bem como dos agentes de segurança envolvidos na atividade, quando houver.

A fiscalização será realizada por órgãos estaduais.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.