Da Redação
Em 15/11/2024 às 13:30
Espaço conta com estantes, carrinhos de livros, mesas e cadeiras para discussões qualificadas sobre as obras literárias durante mediações
(Foto: Cedida/SAP)
Com o objetivo de oferecer ambiente convidativo e estruturado para a prática da leitura e projetos diversificados, foram abertas duas “Salas da Liberdade” nos Centros de Detenção Provisória (CDPs) I e II de Pacaembu, região de Presidente Prudente.
O espaço possibilita às pessoas privadas de liberdade a garantia do direito à leitura, por meio do acervo literário disponível. “Hoje é um dia de muita alegria, pois inaugurarmos esta sala e queremos que vocês reeducandos a aproveitem muito. Tudo foi pensado e organizado para que desfrutem do conhecimento que pode ser adquirido através da leitura”, diz o diretor técnico do CDP I de Pacaembu, Rodrigo Antonio Felissiani.
Segundo o diretor da Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap), Alexandre Rodrigues Cabrera, as Salas da Liberdade oferecem espaço híbrido, direcionado à educação, leitura e cursos profissionalizantes para a população carcerária.
“Tenhamos um coração grato, em qualquer situação, que nos permita não apenas enxergar as dificuldades, mas superá-las. Que vocês possam agarrar essas oportunidades no tempo em que aqui estiverem para uma verdadeira transformação pessoal”, afirma Cabrera.
Até 2026, a meta é de que estejam implantadas 103 Salas da Liberdade em unidades prisionais do Estado de São Paulo.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.