Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Principais avenidas de Prudente têm sete postes apagados a cada 1 km

ROGÉRIO MATIVE

Em 17/02/2020 às 18:49

Foram contabilizadas 158 lâmpadas queimadas em cinco avenidas

(Foto: ROGÉRIO MATIVE)

Após três meses do anúncio de uma força-tarefa e da promessa de 'religar' a iluminação em curto espaço de tempo, dezenas de vias de Presidente Prudente seguem no escuro. Novo levantamento do Portal revela lâmpadas apagadas a cada um quilômetro percorrido por cinco avenidas da capital do Oeste Paulista.

A reportagem percorreu exatos 22,5 quilômetros pelas avenidas Brasil, Washington Luís, Coronel José Soares Marcondes, Manoel Goulart e Alberto Bonfiglioli (principal via de ligação com o Conjunto Habitacional Ana Jacinta) na noite desse domingo (16).

Ao todo, foram contabilizadas 158 lâmpadas queimadas. A 'campeã' em postes apagados é a Manoel Goulart, com 46 ocorrências em 4,7 quilômetros. Em seguida, aparece a Coronel Marcondes (incluindo o prolongamento), com 43, em 7,1 quilômetros.



Nos três quilômetros da Washington Luís, foram vistos 37 postes com lâmpadas apagadas. Já na Alberto Bonfiglioli, 21, em 4,6 km.

Por último, a avenida com menos problemas na iluminação é a Brasil, com apenas 11 ocorrências ao longo dos 3,1 quilômetros.

Situação piorou

Além da persistência dos problemas, o Portal constatou o aumento de lâmpadas queimadas em relação ao levantamento de agosto de 2019. De 96 registros, o número saltou para 126 pontos sem luz.

Em toda a cidade

Os problemas com a iluminação pública também podem ser vistos em todos os pontos da cidade como, por exemplo, as avenidas Oswaldo Silva e Gustavo Marcelino, além da Rua Sebastião Tomaz, no Mário Amato; Sete de Setembro e 12 de Outubro, Jardim Aviação; além de ruas do Jardim Morada do Sol, Humberto Salvador, Cambuci, Boa Vista, Cohab, entre outros.



A empresa Ilumina - terceira colocada no certame e que já prestava serviços nos últimos anos - é a responsável pela manutenção. Já a Secretaria Municipal de Obras em fiscalizar os reparos.

Promessa ainda não cumprida

Promessa realizada no ano passado, a substituição de quase 2 mil pontos de iluminação pública por lâmpadas da Led nas principais avenidas de Prudente ainda não teve início.

Em janeiro, a Prefeitura afirmou que a solicitação de compra das luminárias seguia "sendo processada pelo Departamento de Compras e Licitações". O material será adquirido com recursos provenientes da Contribuição de Iluminação Pública (CIP).

Briga na Justiça

O desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), Renato Sartorelli, negou pedido de liminar movido pelo prefeito Nelson Bugalho (PSDB) para suspender a lei promulgada pela Câmara Municipal que reduz os valores cobrados da população com a Contribuição de Iluminação Pública, descontada mensalmente na conta de luz.

A liminar faz parte da Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) movida pelo prefeito contra a lei que modifica e revoga dispositivos de leis de 2002, 2003, 2016, 2017 e da mais polêmica, a de 13 de abril de 2018, que aumentou os valores cobrados.

Desta forma, a taxa de iluminação retoma o patamar cobrado anteriormente a partir de maio.

Dinheiro sobrando

Apenas em 2019, a Prefeitura arrecadou R$ 15,6 milhões com a cobrança da taxa de iluminação. A previsão era de somar R$ 16,7 milhões.

Outro lado

Questionada sobre os problemas na iluminação, a Prefeitura de Prudente não se manifestou sobre o assunto até o momento.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.