Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Prudente apresenta aumento de chuvas pelo segundo ano seguido

ROGÉRIO MATIVE

Em 07/01/2024 às 13:23

Ano passado fechou com quase 250 mm a mais em relação a 2022

(Foto: Arquivo/Sérgio Borges/NoFoco)

Após a secura vista em 2021, a cidade de Presidente Prudente apresentou aumento de chuvas pelo segundo ano seguido. É o que revela dados do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp ao apresentar 1.543 milímetros (mm) de precipitações no ano passado. Também houve elevação nas temperaturas durante 2023.

Segundo os registros, foram 132 dias de precipitação ao longo de 12 meses; 12 dias a mais em relação a 2022 - e 33 comparado a 2021.

Apesar de mais seco do que o habitual, o mês de dezembro contou com 13 dias de chuvas totalizando 158.8 mm, com temperatura máxima de 38.5ºC apesar da sensação térmica ser maior.

Como foi o ano de 2023

Após um bom primeiro semestre, a segunda etapa do ano foi tomada por ares de secura e temperatura elevada, quebrando o ciclo tradicional de frio em julho e ventos no mês de agosto.

De longe, os meses de julho e agosto foram os mais secos até aqui, com 1.4 mm e 14.6 mm, respectivamente. Em seguida, setembro: 43.2 mm. Já o mês de outubro retomou os bons índices de chuva ao fechar com 143 mm.

Os campeões

O mês de janeiro lidera o ranking de mês mais chuvoso até aqui: foram 312.4 mm em 19 dias. Em fevereiro, também foram 19 dias, contudo, com 255.4 mm de precipitações.

Em abril, teve 170.2 mm em 12 dias. Por fim, dezembro com 158.8 mm.

Temperatura alta

A temperatura máxima registrada neste ano foi em setembro, com 40.1ºC; no mês de novembro, a máxima chegou a 39.7ºC, enquanto que dezembro fechou com 38.5°C. A menor temperatura do ano foi em julho, com 7.8ºC.

Em comparação com o ano anterior, as temperaturas tiveram elevação. Em 2022, a máxima registrada foi de 37ºC no mês de janeiro. Em boa parte do ano, as máximas variaram entre 31ºC a 35ºC.

As menores temperaturas foram observadas em maio (6,4ºC), junho (7,4ºC) e julho (8.6º).

Começou seco

Sem previsão nenhuma de chuva, a capital do Oeste Paulista começou o ano 2024 sem um pingo de chuva, alagamentos ou 'tradicionais' enchentes no Parque do Povo. São sete dias de sol radiante e secura extrema. 

Segundo a meteorologista do IPMet/Unesp, Zildene Pedrosa de Oliveira Emídio, o tempo seguirá com predomínio de sol e poucas nuvens no Estado de São Paulo.

A formação de baixas pressões sobre o continente favorecem pancadas de chuva de curta duração, que podem vir acompanhadas por descargas elétricas em algumas regiões paulistas. 

As temperaturas continuam estáveis até quarta-feira (10).

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.