Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Prudente deve ganhar shopping central até 2012

Rogério Mative

Em 24/05/2011 às 12:34

Vários imóveis já foram desocupados no quarteirão

(Foto: Rogério Mative)

Presidente Prudente deve ganhar, até 2012, um shopping na área central. Recentemente, uma rede de lojas adquiriu vários prédios de um mesmo quarteirão com intenção de construir um centro de compras. O projeto foi entregue à Secretaria Municipal de Planejamento que sugestionou algumas mudanças, entre elas, a criação de dois pavimentos para abrigar um estacionamento, com objetivo de auxiliar a desafogar o trânsito no quadrilátero.

"O senhor Francisco, que é dono da Chick Center, esteve na Prefeitura e apresentou um projeto para a construção de um shopping. Fizemos algumas sugestões e ele ficou de estudar para ver sua viabilidade", revela o secretário municipal, Laércio Alcântara.

Atualmente, a loja está instalada no Calçadão da Maffei, entre a Avenida Coronel José Soares Marcondes e Rua Joaquim Nabuco. Um prédio ao lado já havia sido adquirido pela rede de lojas. Nos últimos meses, vários prédios localizados na Coronel Marcondes e Rua Doutor Gurgel também foram comprados e os inquilinos já estão deixando os imóveis. A ideia é construir um shopping com saídas para os quatro lados do quarteirão.

Center Joias, Revistaria Prioste, Pastelaria Gakita, Jardineiro Bar, Naturales Suco, Cro-orto e Shekinah Bolsas são alguns dos estabelecimentos que tiveram de mudar de ponto.

Prevendo congestionamentos e visualizando a possibilidade de diminuir a demanda por estacionamentos, a Secretaria de Planejamento sugeriu algumas mudanças no projeto original. "Tendo em vista que existe um grande fluxo de veículos, o que poderia acarretar complicações, sugerimos ao proprietário que possa ser construído um prédio que abrigasse dois pavimentos para estacionamento. Ele gostou da ideia. Resolveria um grande problema de vagas no Centro e ele ganharia também, sendo que o local seria locado. Não é uma obrigação, mas é um bom negócio para ele", prevê.

Para Alcântara, o "quarteirão esquecido" será valorizado. "Era o espaço mais esquecido do quadrilátero. Com essa mudança, as lojas que estavam na avenida foram para a Joaquim Nabuco, valorizando o local. Após a revitalização do Calçadão e a obra do shopping teremos uma grande área de comércio", projeta.

O dono

Ao Portal, o empresário Francisco de Assis explica que o empreendimento necessita de estudos que atestem sua viabilidade e retorno financeiro. "Hoje, a área que temos é insuficiente para erguer um shopping, talvez uma galeria. Mas estamos realizando estudos para ver se é viável e analisar o retorno financeiro. Temos que fazer ainda uma pesquisa sobre a região", revela.

O proprietário da rede de lojas confirmou que analisa o pedido feito pela Secretaria Municipal de Planejamento sobre a implantação de estacionamento no projeto. "Tivemos essa conversa com o secretário e já estudamos o pedido até porque é inviável fazer um shopping sem estacionamento", pontua.

Assis desconversa quando o assunto é a compra de novas áreas no quarteirão onde possivelmente o shopping será construído. "Não está nada definido. Vamos ver dependendo da evolução das coisas. Nós não estamos focados muito nisso [compra de mais terrenos]. Estamos primeiro investindo em outras regiões", despista, talvez preocupado com uma supervalorização imobiliária dos terrenos vizinhos.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.