Da Redação
Em 11/07/2023 às 21:53
Nesta semana, foi concluída a instalação de duas lombadas na Rua José Claro
(Foto: Secom)
Indicada como última alternativa e apenas em casos especiais: é o que determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) sobre a instalação de lombadas em ruas e avenidas. Em Presidente Prudente, o dispositivo utilizado com frequência como forma de evitar acidentes foi implantado em nove locais, o que deve provocar mudanças na dinâmica do trânsito.
Nesta semana, foi concluída a instalação de duas ondulações transversais, popularmente conhecidas como tartarugas, na Rua José Claro, na Vila Maristela, sendo uma em cada sentido da via.
Nos últimos dias, outros quatro pontos da cidade receberam locambadas: Rua Antônio Bongiovani Sobrinho, nº 135, no Parque Residencial Servantes II; Avenida Raymundo Nonato Lima, nº 395, Conjunto Habitacional Ana Jacinta; Rua João Zamberlan, próximo ao número 361, Jardim Itaipu; e Rua Artur Jorge Guazzi, nº 422, Jardim São Gabriel.
Também houve a construção de lombada na altura do número 618 da Rua Luis Alves dos Santos, Jardim Everest. O segundo é na mesma via, nas proximidades do número 900.
“O obstáculo é instalado para atender solicitações de munícipes ou de vereadores, por exemplo, que indicam à secretaria os locais de risco. Antes de ser instalado o obstáculo, a Semob vai até o local, faz o estudo da via, realiza outras intervenções, como sinalizações, alertas, instalação de placas, com o objetivo de promover a redução de velocidade sem a necessidade do obstáculo”, argumenta o engenheiro da Secretaria de Mobilidade Urbana, Ádriner Sanfelici.
Segundo ele, mais duas ondulações transversais serão instaladas ainda nesta semana: uma na Rua Prudente de Moraes e uma na Avenida Paulo Marcondes - esta via é uma das campeãs em número de lombadas, com mais de 10 obstáculos.
"As ondulações têm por objetivo reduzir o excesso de velocidade e, consequentemente, evitar acidentes, porém, a instalação de um obstáculo é o último recurso a ser adotado para a diminuir de velocidade de uma via, conforme a orientação do Conselho Nacional de Trânsito", fala.
Ainda segundo o engenheiro, a Semob já havia realizado melhorias nas sinalizações nos locais citados. "Porém, mesmo com as intervenções, a pasta constatou que os pontos ainda necessitavam do obstáculo para que a velocidade segura para o tráfego fosse alcançada", frisa.
Instalação de faixa elevada
A Semob também iniciou a instalação de uma faixa elevada para a travessia de pedestres na Avenida Mathias Mendes Cardoso, nº 740, em frente a um colégio. Uma das vias está interditada para a execução dos trabalhos, que devem ser concluídos em aproximadamente três semanas.
O que diz o CTB
Conforme o CTB, há a necessidade de estudo técnico e de verificação sobre o risco potencial determinado pelo excesso de velocidade. Antes, deve ter utilizado alternativas como, por exemplo, redução da largura da pista, implantação de rotatória, colocação de sinalização de trânsito que promova a diminuição da velocidade e até instalação de equipamento medidor.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.