Da Redação
Em 20/02/2025 às 18:26
No ano passado, foram 77 notificações de pessoas positivadas para HIV
(Foto: Arquivo)
Em Presidente Prudente, 2,5 mil pessoas seguem em tratamento devido a infecção por HIV - Vírus da Imunodeficiência Humana. Nos últimos três anos, a capital do Oeste Paulista registrou, por exemplo, 234 novos casos. Os dados são do Programa IST/Aids, mantido pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).
De acordo com o levantamento, em 2022, foram 73 notificações de pessoas que testaram positivo para HIV; em 2023, o número aumentou para 83 confirmações; no ano passado, foram 77. Já neste ano, há uma notificação até o momento.
Atualmente, 2.500 pacientes soropositivos realizam tratamento com medicamentos retirados na Farmácia Central. Destes, 1.300 são atendidos por equipe multidisciplinar no Ambulatório Municipal DST/Aids, com consultas com médicos, psicólogos e assistente social, além de exames para detecção de carga viral.
Também preocupa
Outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) também preocupam a Secretaria de Saúde. Em relação à sífilis, foram 309 casos registrados no ano de 2023; 316 no ano passado; enquanto que este ano já são 29 notificações.
Prevenção
Durante o Carnaval 2025, o Programa IST/Aids prepara ações com foco na prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Durante as festividades no Parque do Povo, de 28 de fevereiro ao dia 4 de março, serão distribuídos preservativos e panfletos orientativos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.