Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Prudente tem mais duas mortes e vê taxa de leitos ultrapassar 80%

Rogério Mative

Em 14/01/2021 às 18:15

Capital do Oeste Paulista chega a 210 vítimas fatais desde o início da pandemia.

(Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília)

Sem pausa, Presidente Prudente registrou mais duas mortes provocadas pelo coronavírus pelo 11º dia seguido. A cidade também sofreu aumento na taxa de leitos ocupados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), o que pode pôr em risco a manutenção da região na fase laranja do plano de flexibilização da quarentena.

Segundo a Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), o primeiro caso é de um homem de 58 anos, que testou positivo para a doença no dia 16 de dezembro e faleceu nesta quinta-feira (14). 

Já a segunda morte é de um senhor de 65 anos. De acordo com o órgão, ele testou positivo para covid-19 no dia 2 de janeiro e também faleceu nesta quinta.

Desta forma, a capital do Oeste Paulista chega a 210 vítimas fatais desde o início da pandemia.

Taxa ultrapassou 80%

Um dos fatores de medição para a classificação de cidades no plano de flexibilização, a taxa de ocupação de leitos de UTIs teve novo aumento nesta quinta e chegou a 81,40%, o que pode comprometer a permanência da região na fase laranja.

Já a taxa de leitos de enfermaria está em 71,9%, considerando toda a região do Departamento Regional de Saúde (DRS-11).

A nova reclassificação foi antecipada em 20 dias e será divulgada no início da tarde dessa sexta-feira (15).

Pela manhã, o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marcos Vinholi, revelou que o Oeste Paulista permaneceria na atual fase caso os números não sofressem alterações nas próximas horas. Na ocasião, a taxa era de 77,3%.

Contudo, há o entendimento de que a abertura de novos leitos de UTI nos próximos dias dê folga ao sistema regional permitindo a manutenção da atual fase.

Sem dados sobre novos casos

Devido à instabilidade no sistema do e-SUS, de responsabilidade do governo federal, o boletim não apresentou novos resultados sobre pessoas infectadas. Até quarta-feira (13), a cidade acumulava 10.458 registros positivos. 

Além disso, 1.634 exames seguem aguardando diagnóstico, seja por resultado de exame laboratorial, clínica ou por imagem, ou até mesmo encerramento de ficha no sistema.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.