Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Prudente Urbano é notificada sobre ticket atrasado; salário será escalonado

ROGÉRIO MATIVE

Em 08/09/2020 às 21:12

População reclama da falta de linhas e horários; boa parte da frota segue parada na garagem

(Foto: ROGÉRIO MATIVE)

A concessionária Prudente Urbano foi notificada, na tarde desta terça-feira (8), sobre a decisão da juíza da 1ª Vara do Trabalho de Presidente Prudente, Nelma Pedrosa Godoy Sant'anna Ferreira, que fixou prazo de 48 horas para o pagamento do valor integral do vale-alimentação a todos os funcionários. Na semana passada, a empresa depositou apenas R$ 250 dos R$ 500 previstos. 

A decisão liminar impõe multa de 50% do salário mínimo em favor de cada empregado prejudicado caso a empresa descumpra a ordem. O prazo teve início às 16h24, quando foi devolvido o mandado de intimação pelo oficial de Justiça.

Quer que Prefeitura pague os salários

Aos funcionários, a empresa responsável pelo transporte coletivo da cidade, alegou que não havia sido notificada quanto a liminar. "Sendo assim, não estamos descumprindo determinações judiciais. Fizemos o depósito do ticket juntando o que sobrou de nossos recursos para que o pagamento trouxesse um pouco de alívio, de valor único, sem distinção, em meio a tantos desafios enfrentados", diz o texto obtido pelo Portal.

A concessionária revelou aos colaboradores que pediu à Prefeitura de Prudente que assumisse a "responsabilidade" quanto a quitação dos pagamentos. "Não queremos que concordem ou aceitem alguma medida que não esteja de acordo com o que esperam ou a empresa consiga nesse momento. Nosso apelo é apenas para que não distorçam as informações, vocês têm nosso reconhecimento e luta diária em busca do melhor".

Cabe lembrar que, na última sexta-feira (4), o prefeito Nelson Bugalho (PSDB) decidiu, por decreto, dar folga à empresa para o pagamento do Imposto Sobre Serviço (ISS) referente aos meses de setembro, outubro e novembro, que poderão ser quitados até o último mês do ano.

Salários escalonados

Em outro aviso aos funcionários, a Prudente Urbano explica que os salários começam a ser creditados nesta terça-feira. Contudo, o pagamento será realizado "conforme a receita diária desta concessionária, mantendo o compromisso priorizando nossos funcionários". Ou seja, dependerá do montante arrecadado no dia.

"Evitar desinformação"

Questionada pela reportagem sobre os avisos enviados aos funcionários como uma possível forma de evitar a paralisação dos serviços diante uma nova greve, a Prudente Urbano diz que a abertura de diálogo visa apenas "evitar desinformação".

"O objetivo da mensagem acima, assim como todas as outras partilhadas pela empresa no grupo de colaboradores é o de preservar a comunicação interna, a fim de evitar a desinformação", alega, em nota

Sobre o cumprimento da liminar, a empresa fala que assuntos judiciais "são tratados em suas esferas".

Sindicato é pressionado

Aos funcionários, o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Terrestres (Sintrattepp) falou que "não aceitará nada que não seja o pagamento integral do ticket e que, nas próximas horas, caso não haja uma manifestação por parte da empresa, tomará as providências cabíveis".

Durante a tarde, representantes sindicais participaram de nova reunião com a diretoria, porém, o desfecho não foi informado. Descontentes, alguns trabalhadores cobram a mobilização da categoria para mover ação coletiva contra a empresa com advogados particulares alegando "inércia" da entidade.

Ao Portal, o Sintrattepp diz que precisa aguardar pelo prazo judicial de 48 horas e, assim, estudar a medida que será tomada contra a empresa de transporte coletivo caso a mesma não apresente uma solução.

Sem dinheiro, pontos lotados e frota na garagem

De forma repetida, a Prudente Urbano propagou nos últimos meses que passa por grave crise financeira devido o isolamento social provocado pela pandemia e a queda no número de passageiros. 

Contudo, apesar de Presidente Prudente já contar com a reabertura do comércio após passar para a fase amarela do plano de flexibilização, o cenário visto na cidade é de pontos de embarque com aglomeração de pessoas. Na contramão, boa parte da frota segue parada na garagem da empresa.

Nesta terça, foi realizada uma reunião para a ampliação das linhas e horários diante de reclamações recebidas pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob). Atualmente, itinerários tradicionais seguem reduzidos, como é o caso da linha Ana Jacinta x Jardim Regina. 

De acordo com a Prefeitura, uma possível mudança será analisada ao longo da semana. "A equipe de engenharia de trânsito da Semob em conjunto com a empresa vão analisar a demanda ao longo desta semana para verificar se houve impacto no número de passageiros do transporte coletivo para, se necessário, promover alterações nas linhas a partir do fim de semana, visando principalmente a atender a classe trabalhadora".

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.