Da Redação
Em 25/07/2024 às 13:08
Região de Presidente Prudente é reconhecida internacionalmente por seus sítios paleontológicos
(Foto: Cedida/AI)
O Museu de Paleontologia Professor Pepe (MPP) foi inaugurado pela FCT Unesp de Presidente Prudente, nessa quarta-feira (24). Este é o terceiro museu administrado pela universidade e o primeiro dedicado à paleontologia.
A FCT Unesp já é responsável pelo Centro de Museologia, Antropologia e Arqueologia (CEMAARQ), no campus local, e pelo Museu de Arqueologia Regional (MAR), no Núcleo Morumbi, ambos em Prudente.
A inauguração do novo museu se dá em parceria com o Laboratório de Arqueologia Guarani e Estudos da Paisagem (LAG) e é uma homenagem ao Prof. Dr. José Martin Suárez, carinhosamente conhecido como Professor Pepe, que dedicou 41 anos de sua vida acadêmica à Unesp.
Pepe, natural de Sevilha, Espanha, iniciou a carreira no Brasil como funileiro antes de se tornar professor de Geologia. Durante suas pesquisas de campo, encontrou fósseis de espécies inéditas, incluindo dinossauros, tartarugas e crocodilos, contribuindo significativamente para a paleontologia nacional.
O MPP foi concebido com o objetivo de apresentar à população prudentina e da região o acervo fruto de escavações locais realizadas em parceria com equipes do Museu Nacional da USP e do campus da Unesp de Rio Claro, além de assegurar que os fósseis locais fiquem no município.
A região de Presidente Prudente é reconhecida internacionalmente por seus sítios paleontológicos, graças a descobertas como a tartaruga Podocnemis elegans, descrita e batizada pelo Professor Pepe, e o crocodilo Pepesuchus deisae, batizado em homenagem a ele.

Para o vice-diretor da FCT, Ricardo Pires de Paula, a criação do museu amplia o escopo museológico da unidade. “E nesse sentido, fortalece a referência que somos no Oeste Paulista com as peças arqueológicas e agora paleontológicas, servindo para formação dos nossos estudantes em diversos cursos de graduação e pós-graduação, contribuindo para educação patrimonial e cultural”, diz.
A professora Dra. Encarnita Salas Martin, filha do professor Pepe, e uma das idealizadoras do museu, acredita que o órgão desempenha um papel crucial na educação patrimonial, permitindo que estudantes e o público em geral aprendam sobre a importância e a identificação de fósseis.

“Meu sentimento é de alegria. O MPP vai ser incluído no tour que os estudantes fazem quando visitam a Unesp. Às vezes, infelizmente os nossos museus são os únicos que esses estudantes terão acesso e esse encontro com o MPP pode desempenhar um papel fundamental na formação de novos paleontólogos”, explica Encarnita.
Serviço
O Museu de Paleontologia Professor Pepe é aberto ao público e pode ser visitado de segunda a sexta, das 9h às 17h mediante agendamento pelo e-mail [email protected]. A entrada é gratuita.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.