Da Redação
Em 17/05/2023 às 15:37
Professores das escolas ficaram impressionados com a sala altamente tecnológica e interativa que, por meio da gamificação
(Foto: Ector Gervasoni/AI Unoeste)
Educadores e dirigentes de escolas públicas e privadas de Presidente Prudente e região conheceram, na noite dessa terça-feira (16), parte da estrutura tecnológica implantada pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). O evento teve a participação de representantes de mais de 50 escolas, entre diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos e professores.
Eles conheceram vários ambientes e espaços tecnológicos do campus 1, entre eles o Laboratório de Habilidades e Simulação (LhabSim) e o Projeto Betha que é composto pela Sala Betha, Arena Lab e Metaverso Lab.
Depois de assistirem vídeos institucionais, os educadores foram convidados a fazer um tour pela universidade. O grupo foi dividido em três grupos. Em concomitância, conheceram de perto os recursos disponíveis no LhabSim, Sala Betha e Arena Lab – os laboratórios mais modernos da universidade.
Na Sala Betha, educadores interagiram com as mesas interativas e conheceram a realidade aumentada que ajuda nos estudos propostos por professores naquele ambiente. No LhabSim, conheceram os robôs utilizados em aulas práticas nos cursos da saúde e que simulam situações reais comuns em hospitais.
Já na Arena Lab, os professores das escolas ficaram impressionados com a sala altamente tecnológica e interativa que, por meio da gamificação (metodologia ativa), possibilitará aos alunos tomadas de decisões ágeis em atividades e jogos de conhecimento.
No local, o responsável pelo Departamento de Design Instrucional da Unoeste, Antônio Sérgio Alves de Oliveira, anunciou que em breve uma competição de conhecimento deverá agitar o local. No spoiler, revelou que essa competição vai envolver 36 escolas, entre públicas e privadas, sendo que o aluno de melhor desempenho vai ganhar uma bolsa de estudos na Unoeste.
Educadores impactados
Da Escola Estadual Professor Gildásio Silva Lima, de Caiabu, a professora Laíse Ribeiro ficou impactada pelos recursos tecnológicos empregados na Arena Lab. “Minha primeira impressão: fiquei chocada, impactada. É fantástico. Eu fiquei imaginando os meus alunos tendo essa oportunidade, de estarem aqui dentro de um ambiente desse e poder conhecer tudo. E se nós pudermos propiciar esse tipo de ambiente hoje para um único aluno que seja, o que temos buscado junto a Unoeste, eu tenho certeza que a nossa educação vai se transformar, que é o que todo professor busca hoje”, opinou.
Já a professora de Artes Maria Eliza de Oliveira, da Escola Estadual Filomena Scatena Chistofano, de Alfredo Marcondes, se surpreendeu com a interatividade que a tecnologia permite dentro da Sala Betha.
“Não tem como você entrar numa sala dessas e não prestar atenção em tudo o que você está vendo. E a questão de poder interagir com o que o que você está estudando, como nós estávamos fazendo ali na mesa primeiro com uma boca e depois com o coração humano, é muito interativo. Não tem como um aluno, independentemente da idade, se voltar para aquilo com outro olhar. Ele é instigado a saber e conhecer mais, é conhecimento mesmo. Nas escolas do Estado não temos esse tipo de tecnologia, então estar aqui, saber que a universidade está ao nosso alcance, pode refletir positivamente nos nossos alunos sobre o que podem ter amanhã. Desperta a curiosidade e a vontade neles de chegar lá”, disse, se referindo ao fato dos estudantes de escolas públicas conquistarem a formação acadêmica sim.
Feira de Profissões
Durante o evento, a Unoeste também anunciou as datas de realização da Feira de Profissões 2023, um dos eventos mais tradicionais realizados pela universidade. Em Prudente, a feira ocorrerá entre os dias 18 e 22 de setembro, no Salão do Limoeiro, no campus 2 da universidade.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.