Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Álvares Machado preserva decoração natalina e faz oficinas e shows virtuais

Estevão Salomão

Em 17/12/2020 às 11:10

Enfeites natalinos foram distribuídos por toda Praça Getúlio Vargas

(Foto: Estevão Salomão)

O ano era aproximadamente 1950. O chão era de terra batida e, na época de Natal, o movimento de carros de boi, charretes e aquele céu sempre estrelado reluziam-se junto às luzes natalinas presentes nas casas e comércios da cidade. 

Essas são as principais lembranças do aposentado Moacir Ademar Oliveira Conceição, 73 anos, ao observar os atuais enfeites natalinos distribuídos por toda Praça Getúlio Vargas, localizada no centro de Álvares Machado. 

A decoração especial inclui também adereços luminosos na Avenida das Américas e faz parte da programação de fim de ano do município, que é realizada de forma remota por conta da pandemia que assola o mundo. 

O letreiro “Feliz Natal”, os enfeites de laços cintilantes e as diversas luzes organizadas entre as árvores, além de uma casinha de madeira compõem os principais elementos decorativos da praça, que chamam a atenção de todos que passam pelo local, especialmente durante a noite.

Já na principal avenida da cidade, dezenas de estruturas luminosas simbolizam o Papai Noel no trenó. Parte desses símbolos foi reaproveitada dos enfeites de anos anteriores, segundo a Prefeitura. 

Em meio ao vai e vem de carro e pedestres, o estudante Caio Gomes da Silva, 23 anos, enxerga nas luzes coloridas o resgate do sentimento de Natal, especialmente no momento em que vivemos. “A pandemia afetou 2020. Por outro lado, as luzes natalinas aqui na praça nos proporcionam um sentimento de leveza e reflexões sobre o fim desse ano”, diz. 

Os bancos da praça que sempre foram palco para encontros entre amigos e familiares, agora passam a maior parte do tempo vazios, devido as orientações de distanciamento por conta da covid-19. 

Programação virtual

Assim, diversas atividades que antecedem o Natal e Ano Novo são realizadas com cautela e segurança. “A prevenção continua. Saia de casa somente se for necessário, use máscara, mantenha o distanciamento e higienize as mãos”, orienta a Prefeitura. 

Neste cenário, o cronograma de fim de ano é totalmente remoto e abrange diferentes atividades, tais como: a “Agenda Cultural” – que está sendo realizada de forma online entre os dias 15 e 23 de dezembro, com diversas oficinas culturais; além da apresentação da Banda Marcial Municipal de Álvares Machado, que ocorre nesta quinta-feira (17), também por transmissão online. 

As atividades podem ser acompanhadas por meio do canal “Cultura Decel”, no YouTube, e facebook.com/carlos.frangiotti; respectivamente.

Vale lembrar que outras atividades já foram realizadas na cidade, sendo elas: “Live Show/Noite de Talentos Machadenses”, no último dia 5; bem como a “Exposição Histórica Fotográfica de Álvares Machado / História na Praça”, nos dias 3 e 4 desse mês. 

As decorações natalinas são uma iniciativa da Associação Comercial de Álvares Machado, junto ao Fundo Social de Solidariedade. 

Preservar

Uma das preocupações é a manutenção dos enfeites no local e, para isso, conta com a colaboração de todos para evitar possíveis atos de vandalismo ou destruição dos materiais. 

 

Portanto, caso registre alguma atitude nesse sentido ligue para a Polícia Militar por meio do telefone 190 ou pelo telefone da Prefeitura: (18) 3273-9300. 

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.