Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Morre ex-prefeito de Euclides, Ediberto Zaupa, vítima de covid

ROGÉRIO MATIVE

Em 18/02/2021 às 10:04

Giba foi prefeito de Euclides da Cunha por dois mandatos; na cidade, atuava como agricultor e piscicultor

(Foto: Arquivo/Rogério Mative)

Empreendedor no setor do agronegócio e ex-prefeito por dois mandatos, Ediberto Aparecido Zaupa (Giba) morreu na madrugada desta quinta-feira (18), vítima do coronavírus. A Prefeitura de Euclides da Cunha Paulista decretou luto oficial de três dias.

Giba, como era conhecido por todos, tinha 62 anos. Natural de Presidente Prudente, fez carreira política na pequena cidade da região do Pontal do Paranapanema. Em Euclides da Cunha, foi vereador de 1993 a 1996.

Após quase 10 anos, decidiu disputar o comando da Prefeitura em eleição considerada como uma das mais acirradas da história da política na região. Na ocasião, somou 2.083 votos derrotando a adversária Maria de Lourdes Teodoro (esposa do ex-prefeito Nelson Nicácio de Lima, Jacaré) pela diferença de apenas oito eleitores.

No pleito seguinte, em 2008, foi reeleito com ampla vantagem ao somar 3.425 votos contra 2.779 de Maria de Lourdes, em eleição mais uma vez polarizada.

Além de ampla carreira política, Giba era agricultor e piscicultor, com foco no plantio de soja e milho, além da criação de tilápias em grande escala para o abastecimento de estabelecimentos gastronômicos e supermercados de toda a região do Oeste Paulista.

Vítima da covid

De acordo com a Prefeitura de Euclides da Cunha, Giba estava internado no Hospital Regional de Presidente Prudente há sete dias, após ser diagnosticado com coronavírus. Ao sofrer complicações, faleceu na madrugada desta quinta-feira.

Sem velório, o enterro será realizado no Cemitério Municipal, às 16h30. Giba deixa esposa e filhos.  

"Legado deixado"

O ex-prefeito de Teodoro Sampaio, Ademir Infante, ressalta o legado deixado pelo amigo. "Externamos nossos mais profundos sentimentos pelo falecimento do querido amigo e sempre prefeito de Euclides da Cunha Paulista. Ediberto deixa legado de trabalho e de amor por Euclides da Cunha Paulista. Abraço fraterno aos familiares, amigos e a toda população euclidense".

Luto de três dias

Nesta manhã, o prefeito Domingos Mente Lopes (PRB) decretou luto oficial de três dias. "Considerando que os inestimáveis trabalhos dedicados a comunidade Euclidense no decorrer de sua vida, como cidadão e agente político, e o alto grau de amizade que o homenageado constituiu em sua vida com pessoas dos mais diversos segmentos da sociedade Euclides e em toda região. O município presta suas homenagens pelo trabalho e dedicação e em respeito à família".
 
No documento, Lopes destaca ainda o ex-prefeito como "respeitável líder político e de ilibado espírito público.

"É dever do município render justas homenagens àqueles que com o seu trabalho, seu exemplo e dedicação, contribuíram para o bem-estar da comunidade".

*Atualizada às 10h29 para acréscimo de informações

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.