Da Redação
Em 31/08/2022 às 20:20
Pela tela do computador, médico à distância orienta sentenciado com mediação de um profissional de saúde da unidade
(Foto: Cedida/SAP)
A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, criou o Projeto Telesap, que oferece consultas médicas online para a população privada de liberdade do Estado.
Primeiramente, 10 unidades prisionais foram contempladas no projeto piloto, sendo dois presídios em cada uma das cinco regiões do Estado. Na região de Presidente Prudente, foi escolhida a Penitenciária “Tacyan Menezes de Lucena” de Martinópolis.
A modalidade virtual de atendimento médico não impedirá que reeducandos façam suas consultas externas, caso o quadro seja grave ou precise de um procedimento em hospital.
O Telesap está em uso desde maio e já registra 237 consultas realizadas em especialidades médicas que contribuíram para a ampliação do acesso da população prisional à saúde, com redução de custos decorrentes de deslocamentos.
De acordo com a SAP, o projeto piloto seguirá em processo de ampliação. Neste mês, o projeto chegou a outras 30 unidades prisionais, incluindo especialidades médicas de psiquiatria e urologia.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.