Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Presídios da região retomam visitas presenciais a partir deste sábado

Da Redação

Em 06/11/2020 às 10:17

Neste fim de semana, haverá visitas somente nos pavilhões pares e com limitação a uma pessoa por preso

(Foto: Jeff Dias/A2)

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) decidiu retomar as visitas presenciais de parentes a detentos na maioria dos presídios do Estado de São Paulo. Em algumas unidades, como em Paraguaçu Paulista, ainda existem ações judiciais que impedem o retorno. A Procuradoria Geral do Estado (PGE) tem trabalhado para reverter essas decisões.  

A partir deste sábado (7), na Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região Oeste (Croeste), que abrange 44 unidades das regiões de Araçatuba, São José do Rio Preto, Presidente Prudente, Bauru e Marília, foram liberadas as visitas graduais e controladas, seguindo todos os protocolos de segurança. 

A única unidade da coordenadoria que não terá visitação no final de semana é a Penitenciária de Paraguaçu Paulista, por ter apresentado surto recente de casos de covid-19. As demais seguem com a programação normal de retomada gradual das visitas.  

Pela regra, neste fim de semana, haverá visitas somente nos pavilhões pares e com limitação a uma pessoa por preso; período de duas horas.

Poderão entrar visitantes de 18 a 59 anos, sendo proibido crianças, idosos, gestantes e pessoas com sintomas gripais.  

As visitas íntimas também seguem suspensas e não será permitido contato físico a fim de evitar a disseminação do coronavírus.

Todos os visitantes deverão usar máscaras e, logo na entrada dos presídios, terão medidas a temperatura e saturação de oxigênio. 

Será proibida a entrada de bolsas, mochilas, sacolas, comida, itens de higiene e roupas. Os produtos continuarão sendo enviados por correspondência.   

Conexão Familiar

O Conexão Familiar passou, até o momento, por duas fases, por conta do período de pandemia. A primeira foi à criação de um sistema de troca de mensagens por e-mail entre presos e seus parentes.

Na segunda fase, foram ofertadas as visitas virtuais, realizadas remotamente. Já neste terceiro momento, a SAP inicia o processo de contato do familiar com os reeducandos.   

Os protocolos com o novo regramento para a visitação foram submetidos à análise e aprovados pelo Centro de Contingência do Coronavírus.

As medidas incluem uma série de restrições necessárias à contenção das taxas de contaminação da Covid-19 dentro do sistema prisional. 

Das 177 unidades prisionais do estado de São Paulo, 16 não retomaram as visitas, pois ainda existem decisões judiciais vigentes que impedem o retorno gradual e controlado, conforme protocolo.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.