Da Redação
Em 03/07/2024 às 16:59
Poço remonta fundação do distrito de Coronel Goulart, em Álvares Machado
(Foto: Cedida)
A Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Vereador José Molina é contemplada com melhorias de impacto em educação ambiental, alimentação saudável, sustentabilidade, convivência e cidadania, arte e cultura. O projeto “Um poço e uma horta: dando significado ao aprendizado em sala de aula” é desenvolvido em parceria com a Universidade do Oeste Paulista (Unoeste).
Localizada no Distrito de Coronel Goulart, em Álvares Machado, a escola de ensino integral recebeu a revitalização da elevação feita com tijolos de barro ao redor de um poço caipira desativado, perfurado há mais de 80 anos.
Um símbolo histórico da localidade cuja povoação começou em 1936 e ganhou a condição de distrito em 1938 em terras do coronel Francisco de Paula Goulart, fundador de Presidente Prudente. Tipo de poço com 1 metro de diâmetro e água retirada com balde puxado por sarilho.
Para uso educativo
Conforme o professor proponente do projeto, Dr. Silvério Takao Hosomi, a revitalização do poço ocorreu com o objetivo de transformar o espaço antes subutilizado em um ponto focal do ambiente escolar; esteticamente adaptado para uso educativo, podendo servir como área de atividades ao ar livre, exposições educativas ou simplesmente como local de descanso e contemplação para os alunos e professores. Outra melhoria foi a horta.
“A horta escolar é um espaço vivo de aprendizado, de cultivo de hortaliças, ervas e plantas ornamentais utilizando técnicas de agricultura orgânica e sustentável. Além de proporcionar alimentos frescos e saudáveis para a comunidade escolar, a horta serve como laboratório ao ar livre, onde os alunos podem aprender sobre os ciclos da natureza, a importância da biodiversidade e o manejo adequado dos recursos naturais”, diz o professor no projeto cadastrado na Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext).
Atualmente, está em andamento a implantação do Laboratório de Biologia, com encaminhamento de solicitação ao Departamento Municipal de Educação para compra de equipamentos. A unidade de ensino tem como diretor André Gonçalves.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.