Disputada por vários partidos, a ex-vereadora Bernardete Querubim, recorde de votos na última eleição, assinou sua filiação no Partido Popular Socialista (PPS) e será, por enquanto, o grande nome da legenda visando às disputas de 2012.
Bernardete deixa em aberto a possibilidade de entrar na disputa pela Prefeitura. Ela promete que não tem ambição, porém, o PPS afirma que, atualmente, é uma legenda independente e deve lançar candidato próprio ao Executivo no ano que vem.
"Eu estudei muito minha filiação. Queria um lugar onde eu pudesse ser participativa, onde as decisões sejam tomadas em grupo. O que eu percebi é que em todos os lugares tem um mandachuva. E o PPS é diferente, foi nesses pontos que o partido me conquistou", diz Bernardete.
O presidente do diretório municipal do PPS, Charles Moreira, comemora a conquista e projeta 2012. "Nós apresentamos o grupo e nossas intenções para o ano que vem. Ela gostou das propostas e diante disso levei-a para São Paulo para falar com nossa Executiva Estadual. Deixamos claro que ela decidirá se sairá candidata", afirma. A filiação foi assinada em São Paulo, na sede do partido, em reunião com o presidente estadual Davi Zaia.
Sobre a possibilidade de Bernardete ser a candidata ao Executivo, o presidente do PPS adota cautela. "Isso vai ser discutido pela Executiva Estadual. Hoje não tem nada definido. Lembro que temos o Tiezzi no grupo [Virgílio, ex-prefeito]. Isso vai depender de vários fatores", pontua Moreira.
"Hoje, o PPS não está ligado a nenhum dos dois grupos políticos da cidade", reforça.
Bernardete prefere esperar o tempo definir os próximos passos de sua vida política. "Resolvi ser feliz. Não sei o que será amanhã, vivo um dia por vez. Nunca tive ambição de ser vereadora ou prefeita. Mas se for a vontade de Deus... Tudo isso vai ser discutido. A nossa conversa [no partido] é que tudo que for resolvido será em grupo", fala.
Em busca de nomes para concorrer ao Legislativo, o PPS cooptou mais dois nomes nesta semana. O empresário Fábio Sato e a consultora empresarial Elisabete Algazal assinaram suas filiações.
Recorde
Recorde de votos nas eleições de 2008, quando conquistou 7.400 e elegeu-se vereadora em Presidente Prudente, Bernardete era disputada por vários partidos. Recentemente, ela esteve próxima de acerto com o Democratas, que esperava contar com Bernardete para fortalecer a sigla.
A ex-vereadora perdeu sua vaga na Câmara Municipal por infidelidade partidária após decisão da Justiça Eleitoral em ação movida pelo então suplente do Partido Socialista Brasileiro (PSB), vereador Cidinho Lourenção.