ROGÉRIO MATIVE
Em 21/10/2020 às 17:20
Bozo assumiu como suplente por três ocasiões durante o atual mandato
(Foto: Arquivo/AI Câmara)
Após decisão judicial, a Câmara Municipal de Presidente Prudente comunicou o vereador Wellington Bozo (MDB) que ele deve deixar o cargo nessa quinta-feira (22). A vaga, que pertencia a Natanael Gonzaga (falecido), será herdada por Wladimir Cruz, do PSDB.
Conforme publicou o Portal, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) decidiu pela perda do cargo de Bozo e devolveu a vaga ao partido tucano. O julgamento foi marcado por divergências.
Na briga pela cadeira do Legislativo antes mesmo da morte de Gonzaga, o diretório municipal do PSDB entrou com ação contra a nomeação de Wellington Bozo apontando que ele deixou o partido sem justa causa, ou seja, praticando a tal infidelidade partidária apesar de ter se beneficiado da janela aberta pela Justiça Eleitoral em março.
Bozo estava em sua terceira passagem como vereador suplente neste mandato. Pelo PSDB, assumiu o posto nas ausências de Izaque Silva e Rogério Galindo; no MDB, com a morte de Gonzaga.
Neste período, ele chegou a representar o prefeito Nelson Bugalho (PSDB) como líder do governo na Câmara Municipal.
"Novo" vereador
Wladimir Alves da Cruz foi apenas o terceiro mais votado entre os suplentes do PSDB e, desta forma, não obteve diplomação. Contudo, por decisão judicial, herdará a vaga de Natanael Gonzaga, que faleceu em abril deste ano.
Ex-vereador, Cruz teve seu mandato cercado de polêmicas. Ele ficou marcado na política prudentina por ter comandado o afastamento do então prefeito Agripino de Oliveira Lima Filho (falecido), em 2007.
Em seguida, após nove meses como presidente da Câmara Municipal, Wladimir Cruz perdeu o cargo após denúncia apresentada pelo ex-vereador José Rocha Sobrinho (falecido) apontando quebra de decoro parlamentar e prática de ato de improbidade administrativa por aumentar o próprio salário.
A Câmara Municipal já convocou Wladimir Cruz a tomar posse. O ato será no gabinete da presidência do Legislativo na sexta-feira (23), às 15h.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.