Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Câmara debate bolsões para mototáxi e monitoramento de descarte de lixo

ROGÉRIO MATIVE

Em 12/04/2021 às 10:21

População joga de sofás, restos de construção a resíduos orgânicos sem a preocupação com o meio ambiente

(Foto: Arquivo/Sérgio Borges)

Na sessão ordinária desta segunda-feira (12), a Câmara Municipal de Presidente Prudente debaterá a instalação de câmeras de vigilância como forma de impedir o descarte irregular em determinados pontos da cidade. Já as Comissões Permanentes (CPs) analisam projeto de lei que cria vagas exclusivas para mototaxistas.

A proposta de implantar "bolsões de estacionamento" para mototaxistas foi protocolada pelo vereador Ivan Itamar (PSB). A ideia é criar diversos pontos exclusivos em diferentes locais de Prudente.

O projeto ainda será analisado pelas Comissões Permanentes (CPs) do Legislativo e pelo Departamento Jurídico antes de ser debatido pelo plenário.

Lixo para todo lado

Situação crítica enfrentada pelo município nos últimos anos, o descarte irregular de lixo se multiplica em vários bairros. Em ruas ou estradas rurais, parte da população joga de sofás, restos de construção a resíduos orgânicos sem a preocupação com o meio ambiente.

Sem a possibilidade do emprego de fiscais, a vereadora Miriam Brandão (Patriota) solicita providências da Prefeitura em relação à instalação de sistema de monitoramento por câmeras das vias e terrenos públicos com maior índice de descarte irregular.

A medida visa inibir a ação dos "sujões" em locais inapropriados. 

Sem surpresa

Por meio de requerimento de providências, Douglas Kato (PTB) cobra a instalação de temporizadores nos semáforos equipados com radares. O objetivo é evitar que motoristas sejam pegos de surpresa com a mudança repentina do sinal, que varia de 3 a 5 segundos dependendo do local.

A instalação de diversos temporizadores na cidade teve início na gestão do ex-prefeito Nelson Bugalho (PSDB).

Fios pendurados

Já o vereador Mauro Neves (Podemos) solicita providências visando sanar os problemas apresentados com relação à quantidade de fios de internet que são encontrados pendurados nos postes de energia elétrica em diversos pontos da cidade.

Para tal, aciona a Prefeitura, 2ª Promotoria de Justiça e a concessionária Energisa, que é a responsável pela manutenção dos postes.

Aprovada em 2017, lei municipal obriga a Energisa e demais empresas que utilizam a infraestrutura a se restringir à ocupação do espaço público dentro do que estabelece as normas técnicas. 
Qualquer irregularidade tem que ser sanada no prazo máximo de 40 dias. A multa por cada notificação ou denúncia é de R$ 3.462,50.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.