Da Redação
Em 17/11/2010 às 10:18
Aproximadamente 4,6 mil alunos das escolas da rede municipal de ensino de Presidente Prudente fazem nesta quarta e quinta-feira a prova do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp). Mais 11,8 mil alunos da rede estadual também fazem a prova nas 11 cidades que pertencem à Diretoria de Ensino de Prudente.
São alunos do terceiro, quinto, sétimo e nono ano do ensino fundamental e terceira série do ensino médio que participam da prova com questões de múltipla escolha, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Redação, Matemática, Ciências e Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia).
Com a finalidade de aprofundar a análise das variáveis que interferem no desempenho, são aplicados questionários destinados aos pais e alunos, assim como a outros agentes educacionais em todas as escolas (diretores, professores das disciplinas avaliadas e professores] coordenadores).
"O objetivo do Saresp é realizar um diagnóstico dos níveis de aprendizado dos alunos nas disciplinas específicas, para que essas informações possam auxiliar e direcionar o trabalho dos professores”, salienta a secretária municipal da Educação de Prudente, Ondina Barbosa Gerbasi.
"Através dos resultados da prova, a secretaria pode traçar novas ações e projetos adequados para cada escola", completa ela.
O resultado das provas gera a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp), que é um indicador da qualidade de ensino, no qual cada escola é analisada individualmente, gerando uma média para o município.
Na avaliação de qualidade das escolas feita pelo Idesp consideram-se dois critérios: o desempenho dos alunos nos exames do Saresp e o fluxo escolar. Com os resultados do Idesp, são fixadas metas concretas a serem alcançadas anualmente para cada segmento da educação básica em cada escola.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.