Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Ex-catadores do lixão de Pirapozinho recebem 1ª parcela de auxílio

Da Redação

Em 18/11/2010 às 16:33

Esta semana, as 12 famílias retiradas do lixão de Pirapozinho receberam a primeira parcela do auxílio de R$ 510 oferecido pela prefeitura por seis meses, como regulamenta o projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal. Os catadores de recicláveis também receberão, por este mesmo período, cestas básicas e outros benefícios.

Os trabalhadores também foram inscritos pela Divisão Municipal de Assistência Social no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), que dá direito a descontos nas contas de água e energia elétrica, participação em programas habitacionais como “Minha Casa, Minhas Vida”, bem como Bolsa Família Renda Cidadã e Ação Jovem.

“Além disso, como todas as famílias moram no território atendido pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras), os filhos destes trabalhadores deverão participar das oficinas e serviços do órgão, como balé, capoeira, acompanhamento psicológico, entre outros”, ressalta a diretora de Assistência Social, Rita Sapia Gama.

No início de outubro, o lixão da cidade foi vistoriado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), que listou várias irregularidades, inclusive a presença dos trabalhadores. De acordo com o prefeito Marcos Brambilla, o PL foi criado para não desampará-los. “Eles sobreviviam com o que recolhiam do local. Não podíamos apenas retirá-los e não dar nenhuma condição até que encontrasse um emprego”, diz.

A prefeitura está buscando parcerias para que cursos profissionalizantes sejam trazidos à cidade e oferecidos aos catadores. Também há o interesse em apoiar a criação de uma cooperativa de matérias recicláveis e implantar a coleta seletiva.

“Próximo à área onde será construído o aterro sanitário da cidade, vamos erguer um barracão para que os trabalhadores possam separar o material e fazer o armazenamento adequado”, garante Brambilla. O terreno onde será instalado ao aterro sanitário ainda está em estudo.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.