Da Redação
Em 09/12/2009 às 15:54
O fotojornalista e professor de fotografia da Faculdade de Comunicação Social (Facopp) da Unoeste, Paulo Miguel, expõe a partir desta quarta-feira (9), na Oficina Cultural Regional Timochenco Wehbi, a obra Foto Objeto. “Trata-se de uma instalação fotográfica, onde o espectador não é apenas um contemplador, mas participa da obra”, explica o docente.
A fotografia foi tirada em 360 graus no centro de Presidente Prudente e retrata “o coração da cidade”. Para este projeto, o instrumento utilizado foi a máquina modelo Nikon com filme.
“É um trabalho diferente. Uma subversão do software fotográfico. A alavanca de retroceder e avançar não serve para capturar imagens, porém ao invés de fotografar, primeiro rebobino o filme no escuro e então faço uma captação invertida. Dessa forma a imagem é contínua”, revela o professor.
A obra mede 88cm de largura por 10m de extensão. Pendurada por cabos de aço, ela exige que o visitante participe da fotografia. “Como educador, tive a preocupação de ensinar todos os processos que me permitiram alcançar esse resultado. Do lado de fora da fotografia, além do passo a passo também é possível visualizar o making of”.
O docente conta que é a segunda vez que expõe uma obra como essa. “Um projeto similar que retrata um índio, com 80cm por 3m, foi feito para a Pinacoteca Municipal, localizada no Centro Cultural Matarazzo”, finaliza.
Serviço
A Oficina Cultural Regional Timochenco Wehbi está localizada na Avenida Manoel Goulart, número 2.109, no Anexo I, Vila Santa Helena. Mais informações pelo telefone (18) 3222-3693.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.
