Do UOL
Em 11/11/2009 às 19:02
O delegado Rui Ferraz Fontes, que investigou o envolvimento da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) no assassinato do juiz corregedor Antonio José Machado Dias (Machadinho), 47 anos, disse nesta quarta-feira (11) que Marcos Willians Herbas Camacho (Marcola) e Júlio César Guedes de Moraes (Julinho Carambola) eram os líderes do grupo e responsáveis por todas as ações dentro do PCC, que, segundo ele, fez "um carnaval" depois da morte do juiz.
"Sem a ordem do líder lá em cima, não tem como alguém de baixo tomar uma atitude por conta própria", disse. Ele afirmou ainda que a investigação foi baseada em dezenas de ligações telefônicas do grupo.
Machadinho era juiz dos presídios e da Vara de Execuções Criminais de Presidente Prudente e foi assassinado com dois tiros no dia 14 de março de 2003, na saída do fórum da cidade. Carambola foi condenado pelo mesmo crime a 29 anos de prisão. Ambos são acusados de serem mandantes do assassinato e estão presos na Penitenciária 2 de Presidente Venceslau.
Além de Fontes, foram interrogadas mais uma testemunha de acusação, o ex-diretor do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), Godofredo Bittencourt, e uma de defesa, o diretor do Centro de Readaptação Penitenciária (CRP) de Presidente Bernardes, Luciano César Orlando.
Ao final do interrogatório, o advogado de Marcola, Roberto Parentone, ironizou o depoimento e afirmou que todas as acusações acabam recaindo sobre seu cliente. "Eu ouvi falar que o apagão foi o Marcos", falou.
Desde as 14h, acontece na 1ª Vara do Júri de São Paulo, no Fórum da Barra Funda, zona oeste, o júri popular de Marcola. O julgamento acontece sem a presença do réu.
Os jurados também já foram sorteados e são seis homens e uma mulher.
Depois de ouvidas as testemunhas, começa a fase de debates, em que o Ministério Público e a defesa apresentam seus argumentos pela condenação ou absolvição do réu. Pode haver réplica e tréplica. Por fim, o júri se reúne e define o veredicto, que será anunciado pelo juiz ainda hoje.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.
