Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Procon de Epitácio fecha cerco contra filas demoradas em bancos

Da Redação

Em 11/11/2010 às 16:52

Após diversas reclamações da população, o Serviço de Proteção ao Consumidor (Procon) de Presidente Epitácio avisou aos bancos que irá fechar o cerco contra as filas demoradas nas agências da cidade e que irá multá-los em caso de verificação da infração, de acordo com Silvio Talavera, representante do órgão na cidade.

“Estamos recebendo muitas reclamações, principalmente no horário de almoço do trabalhador, das 11h30 às 13h, quando informam que ficam mais de uma hora na espera pelo atendimento. O Procon vai fiscalizar e se constatar a irregularidade vai multar as agências com base na Lei Municipal  nº 1.692/99 de 28 de abril de 1999, já aprovada e em vigor no município”, afirma Talavera.

Conforme informações da assessoria de imprensa da prefeitura municipal, a legislação determina que o tempo de espera para ser atendido nas unidades financeiras de Epitácio deve ser de no máximo 20 minutos, com exceção para as datas de pagamentos, nas quais o prazo se eleva para 25 minutos.

O aviso foi dado nesta quinta feira (11) numa reunião entre representantes da prefeitura, do Procon, Câmara Municipal e gerentes das agências bancárias.

Como uma das soluções, o secretário de Assuntos Jurídicos, Orlando Fontolan Júnior, questionou a possibilidade de serem inseridos mais caixas nas agências. “Epitácio cresceu. O Censo 2010 aponta uma população de 41.390 habitantes, além de turistas e visitantes, mas as agências bancárias continuam com o mesmo sistema de atendimento há 10 anos atrás, algumas até diminuíram o número de caixas”, argumenta.

Entretanto, os gerentes, apesar de concordarem com a demora das filas, justificam que as diretorias não querem pagar horas extras aos funcionários. Avisam, ainda, que eles estão trabalhando “no limite”. Para poder aumentar o efetivo, os gerentes também explicaram que os bancos exigem critérios técnicos, como movimentação de depósitos, ou de empréstimos, por exemplo.

Outra opção sugerida pelo secretário de Assuntos Jurídicos foi a ampliação de postos de atendimento no município. “Poderiam abrir nos bairros e principalmente no Distrito de Campinal. Isso já desafogaria as agências na cidade”, sugere Fontolan.

Ao final do encontro, os gerentes locais se comprometeram a tentar obter a contratação de mais funcionários, aumentar o número de postos de atendimento e assumiram o compromisso de buscar formas para diminuir o tempo de espera nas filas.

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