Da Redação
Em 17/11/2010 às 17:00
Envolvido com poemas visuais e digitais desde 2000, o professor Marcelo Mota participou com quatro obras, da mostra internacional de cartões postais “10x15 Espacio de Libertad”, na Galería de Arte Palermo H, e organizada pelo Grupo de Pós-graduação em Linguagens Artísticas Combinadas, do Instituto Nacional de Arte, em Buenos Aires, na Argentina.
“Um poeta deve ser lido e a visibilidade em um evento internacional é bem maior”, fala Mota. O docente achou a proposta de criar postais com o tema “Paz” desafiadora, cujo formato 10 cm x 15 cm não é visto por ele como uma limitação. “Precisamos de limites, pois isso é sadio, mas o postal é um ramo gráfico tão atrativo como uma capa de disco”.
Todas as quatros obras criadas por Mota foram selecionadas para a exposição: "Alma", "Interrogação", "Coisas Flores" e "Ser 1 Mano". Sua inspiração vem por meio da observação do mundo e do cotidiano, onde coloca uma visão crítica da realidade. “É diferente da arte comercial, pois no poema há a alma do artista. É passada uma ideia que será interpretada de forma lúdica e individual porque cada espectador tem um entendimento particular sobre o que vê”, explica o professor.
O docente ainda explica que a internet é o local de encontro com vários artistas dentro e fora do país. “Foi por meio do poeta e pesquisador Jorge Luiz Antonio que eu conheci o poeta e performer uruguaio, Clemente Padin, que foi o curador da mostra de postais e que me convidou para participar”. Foi pela web também que ele teve contato com Leila Míccolis e Urhacy Faustino, fundadores do site cultural Blocos Online, Hugo Pontes, um dos criadores da poesia concreta, Moacir Cirne, entre outros.
Mota é professor da Faculdade de Comunicação Social de Presidente Prudente (Facopp) e dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Produto da Unoeste. “Espero que o fato de ter sido convidado para este evento internacional sirva de estímulo aos alunos. Participar de exposição ou concurso é um comprometimento, pois a partir do momento que o artista firma esse compromisso é necessário levar até o final, com a entrega da arte. Isso também é um ótimo exercício para os estudantes”, convida Mota. (Com assessoria de imprensa)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.