Da Redação
Em 17/11/2010 às 17:27
Cerca de 900 alunos da rede pública municipal de ensino de Presidente Venceslau participam nesta terça-feira (17) e quinta-feira (18) das provas do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp).
O exame é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação do Governo de São Paulo e a adesão do município foi voluntária. Este ano, o modelo de logística está sob responsabilidade da Vunesp - organizadora de concursos públicos e vestibulares da Unesp.
Na rede municipal venceslauense, a prova está sendo aplicada aos estudantes dos 3º e 5º anos do ensino fundamental. O objetivo é verificar o domínio das competências e habilidades básicas em língua portuguesa e matemática previstas para o término de cada ano ou série escolar. As provas são realizadas nos períodos da manhã e da tarde, no horário de início regular das aulas e tem o tempo de duração previsto de 3 horas.
É o segundo ano que as escolas do município participam do Saresp. Os resultados da avaliação se convertem no indicador de desempenho utilizado para cálculo do Idesp - Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo.
De acordo com a diretora da Divisão de Educação e Cultura (DEC), Aldora Veríssimo, no ano passado as escolas municipais tiveram a pontuação no Idesp de 5.06. Para este ano, a expectativa é de elevação no índice. “Esperamos este ano superar a marca registrada em 2009”, prevê Aldora, que acompanhou a aplicação das provas nas escolas durante a manhã.
Idesp
O Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp) é o indicador de desempenho no qual são explicitados índices para cada um dos níveis de ensino, por escola, a partir dos quais se definem as metas para o ano seguinte.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.