Da Redação
Em 27/02/2023 às 22:46
Antiga Estação Ferroviária será transformada em extensão do Museu Municipal
(Foto: Secult)
Em breve, o prédio histórico que abrigou a antiga Estação Ferroviária será transformado em extensão do Museu e Arquivo Histórico Municipal Antônio Sandoval Netto. Agora, sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), o local abrigará a “Estação Cultura”.
De acordo secretário municipal de Cultura, Yuri Reis, a intenção é de implantar o Projeto 'Memória Ferroviária' ainda neste primeiro semestre. "As salas e dependências receberão a exposição de itens da ferrovia, para visitação do público em geral e agendamentos de escolas", adianta.
Os materiais relacionados ao funcionamento da antiga Estação Ferroviária atualmente estão no acervo do Museu. "E farão parte da exposição do Projeto Memória Ferroviária", frisa.
"A intenção é de fazer futuramente um reforma da fachada e melhorias no local. A Estação Cultura será um local com vários elementos culturais, como aulas, projetos de memória ferroviária", finaliza.
Histórico
Após permanecer inativa por décadas, a antiga estação foi reformada em 2010, com custo de R$ 500 mil aos cofres públicos, durante a gestão do ex-prefeito Milton Carlos de Mello (Tupã). Antes, a concessionária Rumo ALL já tinha investido R$ 160 mil na recuperação do local.
O local abrigou a sede do Procon Municipal até 2020. Recentemente, era sede do Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) e da Casa do Artesão.
Anteriormente, o prédio de 1.186,74 metros quadrados foi entregue à administração municipal em regime de comodato, inicialmente por 10 anos. Recentemente, a Prefeitura solicitou a posse definitiva ao Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT), atual proprietário.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.