Da Redação
Em 10/08/2022 às 07:00
Shows, circo, teatro, dança e oficinas são algumas das atrações
(Foto: Daniel Barboza)
De 12 a 28 de agosto, acontece o Circuito Sesc de Artes. Na região de Presidente Prudente, o Sesc Thermas atende seis cidades com dois roteiros de programações: Lucélia, dia 12, na Praça da Matriz; Osvaldo Cruz, dia 13, na Praça São José; Teodoro Sampaio, dia 14, no Zerão; Tupã, dia 19, na Praça da Bandeira; Assis, dia 20, na Praça Walter Mansolelli; e Adamantina, dia 21, no Parque dos Pioneiros.
As ações ocorrem sempre das 16h às 21h, são gratuitas e para todos os púbicos.
No roteiro que passa por Lucélia, Osvaldo Cruz e Teodoro Sampaio neste fim de semana, o show fica por conta da Drik Barbosa, cantora e compositora paulistana que apresenta as faixas do seu disco de estreia cujas músicas partem do rap e transitam pelo pop, passando pelo R&B, pelo funk e pelo pagode.
Além da música, o Circo Dux, do Rio de Janeiro, faz uma apresentação dinâmica, com técnicas como acrobacia, malabarismo e ilusionismo, levando o público a uma viagem pelos universos do circo e do teatro.
Também ocorre um ateliê de criação de fanzines; um espetáculo de dança com os BeHoppers, grupo de MG; literatura com “Histórias para Guardar na Memória”; e teatro, com o grupo O Bonde, de SP, no espetáculo “Quando eu morrer vou contar tudo a Deus”.
No outro final de semana, o roteiro que desembarca em Tupã, Assis e Adamantina tem o show de Ana Cañas cantando grandes sucessos de Belchior (1946-2017). A apresentação, que carrega emoção, celebração e visceralidade, é um mergulho que a artista faz na obra do cantor e compositor cearense.
As praças ainda recebem o Circo Teatro Palombar, de São Paulo, que traz um espetáculo baseado em desenhos animados, sem falas, acompanhando um batalhão de bombeiros-palhaços. O grupo ainda faz uma vivência de comicidade física para o público, ensinando quedas, tombos e tropeções, além de um cortejo antes da apresentação.
Também ocorre o teatro “A Cruzada dos Corações Puros (ou Quem inventou a guerra?)”, da Cia. Variante, de São Paulo; a dança “Desbunde Geral”, do Coletivo Desvelo (SP); a oficina de Rotoscopia Analógica, com o Giroscópio Filmes (SP); e a vivência de literatura “Telhado de Histórias”, do Grupo Raconto (SP).
“O Circuito Sesc de Artes chega aos municípios que fazem parte da área de atuação de unidades do Sesc. Por exemplo, nesses seis municípios, o Sesc Thermas de Presidente Prudente é quem coordena as ações artísticas juntamente com o Sincomércio e a Prefeitura Municipal. O objetivo é democratizar o acesso às artes, nas mais variadas linguagens, e estimular o uso dos espaços públicos para convívio, troca de experiências e aprendizados”, explica a gerente do Sesc Thermas de Presidente Prudente, Fabíola Gaspar das Dores.
Depois de dois anos sem ocupar as praças presencialmente, devido à pandemia, o Circuito Sesc de Artes 2022 volta a itinerar e a programação completa, com todos os roteiros e locais de realização, está disponível em www.sescsp.org.br/circuitosescdeartes
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.