A Prefeitura de Presidente Prudente promove na quarta-feira (29), às 10h30, a cerimônia para a assinatura do primeiro edital de chamado público para seleção de projetos culturais de 2011. O edital contempla o Programa GiraArte.
A assinatura autoriza o início do edital que visa à seleção de produções culturais. No edital do GiraArte está previsto o investimento de R$ 200 mil provenientes de recursos municipais. O valor será utilizado como forma de apoio aos projetos selecionados.
Após a assinatura, o próximo passo será a publicação do edital em atos oficiais e início da abertura do prazo de inscrições dos grupos interessados. O edital do programa GiraArte tem como objetivo identificar produções culturais e artísticas locais, permitindo a sua circulação e acesso do público às diversas manifestações e linguagens.
Conforme o produtor cultural, Denílson Biguete, o programa deve incentivar a formação de plateias em locais alternativos. Segundo ele, o projeto deve fugir dos locais convencionais, para que os espetáculos possam estar em espaços diferenciados como salões paroquiais, áreas públicas e bairros mais distantes. “Queremos levar apresentações para locais inusitados que geralmente não teriam a oportunidade de receber produções culturais”, explica.
A Prefeitura deve realizar o mapeamento dos bairros para enumerar os centros culturais. O programa GiraArte está previsto para ter início em agosto. Na cerimônia também ocorrerá a nomeação da comissão de trabalho, que ficará responsável pela avaliação técnica das propostas. A Secretaria de Cultura e Turismo ficou encarregada de indicar três representantes especializados na área cultural. Já o Conselho Municipal de Cultura de Presidente Prudente (Comuc) por sua vez ficou responsável pela indicação de dois membros para a formação da comissão de trabalho que selecionará as produções culturais.