Texto em pauta no Senado Federal quer destinar 5% da arrecadação das entidades para a Embratur
Da Redação
Em 14/05/2023 às 18:17
Com uma área total de cerca de 36 mil metros quadrados, sendo 33 mil metros de área verde, o Sesc Thermas tem um bosque com pista de caminhada, quadras esportivas e é o único no Estado com águas naturalmente termais
(Foto: Acervo/Sesc Thermas)
O Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) estão em campanha para mobilizar a população, seus frequentadores, alunos, parceiros, fornecedores, artistas, atletas, professores, para tentar barrar a aprovação do Projeto de Lei de Conversão (PLV) 09/2023, que pretende repassar parte da arrecadação destinada a estas Instituições para financiar as atividades da Embratur na promoção internacional do turismo do Brasil.
A PLV 09/2023 tramita neste momento no Senado Federal, e está pautada para discussão e votação no próximo dia 17 de maio, quarta-feira. Para Sesc e Senac, é importante que esta mobilização possa se multiplicar e gerar o resultado esperado junto aos parlamentares para que o trabalho de mais de 70 anos destas entidades continue a ser valorizado e incentivado.
“É um princípio que, se mantido, pode trazer consequências graves para operação do Sesc e do Senac em todo o país”, afirma Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc SP.
Uma coleta de assinaturas de âmbito nacional está em curso, com uma petição pública para dar sustentação aos argumentos contrários à aprovação, demonstrando que a sociedade valoriza e teme que a supressão de recursos inviabilize os serviços a que ela tem direito.
“Recursos recolhidos para estas entidades têm uma destinação no atendimento às trabalhadoras e trabalhadores do setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo e, claro, à comunidade em geral. Esse atendimento é parte de um conjunto de direitos que lhe são assegurados por uma ação integral, um acordo entre o empresariado do setor e o Governo Federal que visa o bem-estar dos beneficiários, ao proporcionar acesso aos ambientes e programas que lhes oferecem qualidade de vida e a oportunidade para o exercício pleno da cidadania”, reitera Miranda.
A participação no movimento pode ser confirmada clicando aqui.
Sesc em Presidente Prudente
Em junho, o Sesc completa 16 anos de atuação com a unidade em Presidente Prudente, mas a relação da instituição com a cidade é antiga, começa em 1958, quando inaugurou no município o Centro Social José Ribeiro Villela, atuando em programas de odontologia, assistência a gestantes, cursos populares, centro infantil, nucleação de grupos de empresa e, principalmente, incentivo à formação e capacitação de grupos de teatro amador.
A partir de 1966, a sede fixa deu lugar às ações por meio das Unidades Móveis de Orientação Social do Sesc, as UNIMOS, em conjunto com o Sindicato do Comércio Varejista, entidades, órgãos públicos e voluntários da cidade e região. Essas “viaturas” eram equipadas com materiais esportivos e culturais, atuando no interior do estado, incluindo Presidente Prudente, até 1976.
Em 29 de novembro de 2006, após entendimentos com autoridades locais e com o apoio do Sincomércio, foi ratificada a doação para o Sesc das instalações de toda a área do Balneário Municipal Thermas de Presidente Prudente, localizada no Jardim das Rosas. Após obras de infraestrutura e melhorias do local, em 16 de junho de 2007 foi inaugurada a unidade do Sesc Thermas de Presidente Prudente, que fica na Rua Alberto Peters, 111.
A unidade prudentina do Sesc tem hoje cerca de 30 mil credenciados e recebe mensalmente aproximadamente 20 mil pessoas para suas atividades, que são majoritariamente gratuitas e abertas à toda comunidade.
Com uma área total de cerca de 36 mil metros quadrados, sendo 33 mil metros de área verde, o Sesc Thermas tem um bosque com pista de caminhada, quadras esportivas e é o único no Estado com águas naturalmente termais nas piscinas. Também é a única unidade a oferecer um serviço de fisioterapia para pacientes encaminhados exclusivamente pelo SUS.
Com o apoio dos Sindicatos do Comércio Varejista (Sincomércio) e das prefeituras municipais da região, o Sesc Thermas ainda expande sua atuação para além da unidade em Presidente Prudente.
Seja com o Circuito Sesc de Artes, que passa anualmente por seis cidades do Oeste Paulista levando ações culturais, seja por meio de ações artísticas ou esportivas que percorrem cidades da região.
O público de Presidente Prudente pode ajudar nessa mobilização proposta pelo Sesc e pelo Senac assinando a petição contra o Projeto de Lei de Conversão (PLV) 09/2023.
Na unidade, durante as diversas ações que ocorrem diariamente, é possível encontrar QR Code com o link direto para assinatura da petição pública, assim como nas redes sociais do Sesc Thermas de Presidente Prudente, em espaços públicos da cidade e nas ações que ocorrem em empresas e entidades públicas e privadas parceiras.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.