Da Redação
Em 26/06/2023 às 06:00
Manuel Gama é doutor em Estudos Culturais/Sociologia da Cultura pela Universidade do Minho
(Foto: Adriana Vichi)
Manuel Gama, pesquisador coordenador do Observatório de Políticas de Ciência, Comunicação e Cultura na Universidade do Minho, em Portugal, ministra o curso híbrido e gratuito “Projetos Culturais em Rede” no Sesc Thermas de Presidente Prudente. Para participar, é necessário ter ao menos 18 anos e realizar inscrição prévia.
O encontro acontece de forma online, pelo Meet, no dia 20/7, quinta-feira, das 19h às 21h30. E, de modo presencial, no Quiosque do Sesc Thermas, de 25 a 28/7, terça a sexta, das 19h às 21h30; no sábado (29), das 9h às 15h30; e no domingo (30), das 10h às 12h30.
Partindo da ideia de que para alcançar o cumprimento da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, estabelecida pela ONU, é necessário incluir o tema cultura, de forma abrangente, Gama ministra o curso direcionado a gestores e produtores culturais.
Para ele, cultura não é apenas presente na dimensão estética. “Pensar em cultura é pensar muito mais do que isso. Se olharmos para a definição de cultura da Unesco, está claro que pensar em cultura é, por exemplo, pensar nos modos de vida e de estar de uma sociedade”, afirma Gama.
Utilizando-se de uma metodologia ativa, colaborativa e participativa, o curso objetiva sensibilizar e capacitar profissionais e organizações do setor cultural para a importância de se desenvolver projetos culturais alinhados com a agenda de desenvolvimento sustentável.
Manuel Gama é doutor em Estudos Culturais/Sociologia da Cultura pela Universidade do Minho, principal em investigação em Ciências da Comunicação em Portugal. Além de ser mestre em Educação Artística e licenciado em Gestão Artística e Cultural pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Já realizou estágio de pós-doutoramento em Ciências da Comunicação na Universidade do Minho, Universidade de Santiago de Compostela e Universidade de São Paulo.
Hoje, é investigador integrado do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho (CECS) nas áreas de Políticas Culturais, Gestão Cultural, Redes Culturais, Mediação Cultural, Públicos da Cultura, Educação Artística, Criação Artística e Indústrias Culturais. Também coordena o 2CN-CLab e o Observatório de Políticas de Comunicação e Cultura.
Inscrições
As inscrições, que contarão com análise prévia para confirmação, podem ser realizadas até o dia 10/7 pelo site. Para mais informações, o telefone é (18) 3226-0400.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.