Da Redação
Em 28/09/2019 às 11:32
Jerusa e Gabriel (lado direito) bateram recorde mundial e reconfirmaram presença em Dubai
(Foto: Alê Cabral/CPB)
O melhor ano. Assim pode ser considerado 2019 pela atleta da Associação do Desporto Adaptado de Presidente Prudente (Adapp), Jerusa Geber dos Santos. Nessa sexta-feira (27), ela quebrou o recorde mundial dos 100 metros T11 (para cegos totais) na abertura do Campeonato Brasileiro de Atletismo. A competição é realizada no CT Paralímpico, em São Paulo.
A acreana que treina na pista de atletismo da Unesp de Prudente foi o principal destaque da primeira sessão do evento, que contou com quatro atletas classificados para Mundial em Dubai, nos Emirados Árabes, em novembro. O Brasil já tem 20 atletas garantidos.
A mais veloz
Após as medalhas de ouro nos 100 metros e 200 metros no Parapan de Lima, no mês passado, Jerusa estabeleceu-se agora como a atleta mais veloz da história de sua classe ao cumprir a prova em 11s85 - seis centésimos melhor do que a marca da britânica Libby Clegg (11s91) nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016.
Apesar de já ter garantido sua vaga no Parapan, o recorde a credencia a integrar o time brasileiro no Mundial de Dubai, principal evento do ano.
"Agradeço a todo mundo do meu time, que me acompanha o tempo inteiro. A gente treinou bastante exatamente para isso. É um sonho ter esse recorde mundial e ser a primeira cega do Brasil a correr os 100m na casa de 11 segundos. Isso me deixa muitíssimo feliz", diz a atleta de 37 anos, que nasceu totalmente cega.
Jerusa corre ao lado do atleta-guia Gabriel Becker. Nos últimos meses, a dupla foi responsável por recorde, índice para o mundial e, de quebra, duas medalhas de ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Lima, no Peru.
Antes, a dupla levou medalha de ouro e prata no Circuito Brasil de Atletismo. Todas essas conquistas em menos de dois meses.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.