Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Prefeitura quer criar parque após abandonar 'Prudente Mais Verde'

Rogério Mative

Em 30/01/2020 às 18:50

Durante o encontro, foram apresentadas informações justificando a criação do parque

(Foto: Secom)

Após abandonar o projeto "Prudente Mais Verde", criado com o objetivo de plantar 150 mil mudas na cidade, a Prefeitura de Presidente Prudente quer implantar o Parque Municipal dos Ipês, que deverá ficar às margens da Rodovia Raposo Tavares (SP-270), no km 563. Para tal, uma audiência pública foi realizada nesta quinta-feira (30).

Durante o encontro, foram apresentadas informações justificando a criação do parque, como, por exemplo, um histórico de desmatamento do Oeste Paulista que aponta como Presidente Prudente chegou a atual situação, contando apenas com 6,3% de vegetação nativa em todo município, sendo o montante fragmentado entre as bacias do Peixe e do Pontal do Paranapanema.

"Grande parte da vegetação dentro do perímetro urbano não é nativa, mas sim exótica, a exemplo a Leucena, que tem colonizado todos os fundos de vale. Essa vegetação tem uma diversidade quase única e não contempla a diversidade de flora que deve existir em todos os municípios", explica Marcos Boin, assessor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Ele garante que, com a implantação do Parque dos Ipês, Prudente terá uma maior quantidade de fragmentos de vegetação. “Parte desses é replantio de espécies nativas de várias origens. A Cart [Concessionária Auto Raposo Tavares] plantou 315 mudas de espécies nativas na duplicação da Rodovia Raposo Tavares. Parte do Parque dos Ipês recebeu plantio da Cart, restando apenas 2,3 hectares que receberão plantios nos próximos dias pela Semea em parceria com várias empresas”, informa.

Por fim, Boin conta que a criação do parque dará sustentabilidade ainda maior para os espaços que existem naquela região, como o Parque Ecológico Cidade da Criança, Polo Regional Alta Sorocabana, entre outros.

“Todos acabam se interligando e dando fluxo de fauna e flora para toda a região, protegendo assim as cabeceiras da Bacia do Córrego do Cedro, que é a nascente de um dos principais rios de abastecimento de água de Prudente”, conclui.

Projeto abandonado

Idealizado pelo vereador Enio Perrone (PSD), o Programa Municipal de Arborização Urbana “Prudente Mais Verde” teve início em 2014, durante a gestão do ex-prefeito Milton Carlos de Mello (Tupã, DEM).

Com objetivo de plantar 150 mil árvores e formar pequenos bosques na cidade, o projeto foi descontinuado pelo atual prefeito, Nelson Bugalho (PSDB), que é promotor de Justiça de Meio Ambiente licenciado.

No ano passado, Perrone cobrou informações do Executivo sobre as metas de plantio de árvores na cidade, após a Prefeitura ignorar a doação de 100 mil mudas feita pela Companhia Energética de São Paulo (Cesp).

Não saiu do papel

Outra iniciativa ambiental que segue travada é a criação do Parque Ecológico da Zona Leste, localizado entre a Vila Furquim e o Jardim Itapura I.

Com lei de iniciativa de Bugalho aprovada em 2017, a área de 96.271 metros quadrados contaria com projeto de recuperação ambiental visando criar espaço para a prática de esportes e entretenimento.

No mesmo ano, chegou a receber o plantio de 500 mudas de árvores. Contudo, passados três anos, o mato segue prevalecendo no local.
 

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.