Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Abertas inscrições para 1º Conferência Municipal de Saúde Mental

Da Redação

Em 12/01/2022 às 20:44

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) relatam que o Brasil é o segundo país das Américas com maior número de pessoas depressivas

(Foto: Marcelo Camargo/EBC)

Em alusão ao Janeiro Branco, mês destinado aos cuidados relacionados à saúde mental, a cidade de Presidente Prudente realizará a 1º Conferência Municipal de Saúde Mental, que terá como tema central: Fortalecer e garantir políticas públicas: o SUS, o cuidado de saúde mental em liberdade e o respeito aos direitos humanos.

O evento será no dia 25, das 13 às 18h, no Anfiteatro da Fapepe – Uniesp. A conferência é aberta a todos interessados que queiram participar e sugestionar propostas.

As propostas recebidas na Conferência Municipal de Saúde Mental serão levadas à Conferência Macrorregional, cuja data ainda será definida. Em seguida, serão apresentadas na Conferência Estadual.

Em números

Em 2021, foram realizados 95.755 atendimentos em Presidente Prudente abrangendo diferentes casos. Um ano antes, a cidade somou 83.580 atendimentos, que sofreu diminuição do número por conta da redução dos grupos em razão do período da pandemia.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) relatam que o Brasil é o segundo país das Américas com maior número de pessoas depressivas, equivalentes a 5,8% da população, atrás dos Estados Unidos, com 5,9%. A depressão é uma doença que afeta 4,4% da população mundial. O Brasil é ainda o país com maior prevalência de ansiedade no mundo (9,3%).

Rede de apoio

O município conta com quatro Centros de Atenção Psicossocial (Caps), sendo o Caps III Álcool e Drogas 24h (destinado a adultos com sofrimento em decorrência do uso de substâncias psicoativas), o Caps II Infantil (destinado a crianças e adolescentes com transtorno mental e problemas relacionados ao uso de substâncias psicoativas).

Além do Caps II Maracanã (destinado a adultos com transtorno mental), Caps 24h Ana Jacinta (e também Unidade de Acolhimento Adulto, ligada ao Caps ad III e Unidade Acolhimento Infantil ligada ao Caps Infantil).

O serviço de saúde mental disponibiliza ainda seis Residências Terapêuticas, que abrigam 60 moradores, que eram atendidos por hospitais psiquiátricos.

Serviço

O link para inscrição é: https://forms.gle/Hs7rUr6ckQ4vPZWi7

 

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.