Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Após duas promessas no ano, ponte do Mandaguari seguirá de madeira

ROGÉRIO MATIVE

Em 10/12/2020 às 15:25

A cada ano, ponte do Mandaguari sofre avarias com as chuvas e lixo acumulado

(Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Após anos de lutas de moradores e promessas de políticos em busca de votos, a ponte do Rio Mandaguari, na Estrada Sete Copas, seguirá com estrutura de madeira e sofrendo avarias com as chuvas por um bom tempo. Com duas verbas anunciadas apenas este ano, nenhum valor será destinado para a construção do dispositivo misto de concreto e metal avaliado em R$ 1 milhão.

Os capítulos deste ano tiveram início em janeiro, quando a ponte foi danificada por uma forte enxurrada. Na ocasião, o prefeito em exercício, Douglas Kato (PTB) - eleito vereador para o próximo mandato -, anunciou a destinação de verba por meio do deputado Mauro Bragato (PSDB). Segundo ele, já havia até autorização do Governo do Estado. 

"Já estamos enviando as documentações necessárias, que está em fase de finalização. Vai ter ponte nova lá", decretou. Contudo, o tempo passou e a promessa caiu no esquecimento. 

Em julho, foi a vez do prefeito Nelson Bugalho (PSDB) afiançar novamente a construção do novo dispositivo com direito à solenidade no Centro Cultural Matarazzo chancelada com a presença de produtores rurais convidados para o anúncio de emenda parlamentar do deputado federal Alexandre Leite (DEM).

"Agora, essa ponte sairá do papel. Esse projeto será concretizado", garantiu Bugalho, ao prometer a obra pela terceira vez.

Verba chegou, mas...

A novela começou ainda em 2013, após várias promessas feitas pelo Governo do Estado. Contudo, o valor de R$ 1,2 milhão foi liberado durante as comemorações do centenário da cidade.

Mas, Bugalho decidiu empenhar o recurso para a construção de uma outra ponte, na estrada rural PSP-442, Bairro Ponte Alta, proximidades do Conjunto Habitacional João Domingos Netto.

Diferentemente dos 42 metros de dispositivo no Mandaguari, pelo mesmo valor, foi construída uma ponte de 24 metros de comprimento por oito metros de largura. A justificativa, na ocasião, foi a falta de licença ambiental no projeto original.

A medida tomada criou atrito entre Bugalho e o vereador Mauro Neves (Podemos, que antes estava no PSDB). Nas redes sociais, rendeu até zombaria da Prefeitura em comentários de internautas cobrando a realização da obra no Mandaguari.

Nada de empenho, nada de verba

A última esperança dos moradores e produtores rurais era a emenda parlamentar do deputado Alexandre Leite como forma de acabar com o sofrimento vivenciado a cada chuva forte, como ocorreu na semana passada.

Porém, a Prefeitura de Prudente revela que nenhum recurso foi empenhado pelo político e, desta forma, a construção não sairá do papel.

"Quanto à construção da ponte de concreto, é importante lembrar que se trata de recurso proveniente de emenda parlamentar, dessa forma, depende ainda de liberação do governo federal para que seja iniciada a concorrência pública, com o objetivo de contratar a empresa que fará a obra. Até o momento, o recurso ainda não foi empenhado", diz, em nota.

A reportagem entrou em contato com a assessoria do deputado Alexandre Leite, contudo, não obteve resposta até o fechamento desta matéria. O espaço segue aberto.

Trânsito liberado

Após estragos provocados pelas chuvas e lixo acumulado na cabeceira, a ponte recebeu reparos emergenciais nesta semana.

"A passagem já está liberada para o tráfego desde segunda-feira. Ao longo desta semana, as equipes retornam ao local para recolher todos os detritos que ficaram acumulados sob a cabeceira da ponte", finaliza. 

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.