ROGÉRIO MATIVE
Em 05/06/2020 às 14:28
Espaço já foi lixão e deveria contar com iluminação, pista de caminhada e cercamento
(Foto: Cedida/Rodolfo Merino)
Neste ano, o tão sonhado selo do Programa Município VerdeAzul (PMVA) foi conquistado apontando para um cenário favorável em ações de sustentabilidade. Porém, no Dia do Meio Ambiente, lembrado nesta sexta-feira (5), Presidente Prudente mostra que ainda segue patinando em projetos de arborização.
É o caso, por exemplo, do Parque Ecológico da Zona Leste. Criado pelo prefeito Nelson Bugalho (PSDB) em 2017, o espaço que já abrigou um lixão no passado contaria com projeto de recuperação ambiental visando criar espaço para a prática de esportes e entretenimento, além de iluminação em toda a sua extensão, pista para caminhada e cercamento.
Contudo, o tempo passou, e a ideia do prefeito - que é promotor de Meio Ambiente licenciado - não saiu do papel. Nos últimos três anos, o parque com 96 mil m², entre a Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira e Rua Sargento Firmino Leão, recebeu apenas dois plantios de mudas de árvores - totalizando 550 -, sendo que boa parte morreu por falta de manutenção, segundo moradores locais.
Ao invés de novas árvores, mato alto e lixo descartado de forma irregular marcam a paisagem do parque ecológico.
Por duas vezes, o Portal questionou a Prefeitura sobre as melhorias prometidas para o local. A última tentativa foi em abril deste ano, porém, sem resposta até o momento.
Prudente Mais Verde
Idealizado pelo vereador Enio Perrone (DEM), o programa Prudente Mais Verde nasceu, em 2014, por meio de projeto de lei. Ousada, a meta era plantar 150 mil mudas em curto espaço de tempo.
Até 2016, ações foram realizadas com entidades e órgãos públicos na arborização de diversos espaços da cidade. Além do plantio de árvores, o programa tinha ainda como objetivo criar uma Política Municipal de Gestão de Áreas Verdes Urbanas, mapear espaços e conscientizar a população sobre a importância destes locais.
Após ganhar destaque na mídia e adesão da sociedade civil, o programa foi abandonado pela atual gestão. Uma possível retomada do "Prudente Mais Verde" foi ensaiada no início deste ano, com o plantio de 5 mil mudas em área localizada na entrada da Cidade da Criança, às margens da Rodovia Raposo Tavares (SP-270).
Nos últimos anos, a cidade contabilizou 27 mil mudas plantadas, com uma arborização que ainda segue distante das principais vias da área central tomada pelo asfalto e pelo concreto.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.