Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Dia do Meio Ambiente é comemorado com parque 'de papel' e plantio estagnado

ROGÉRIO MATIVE

Em 05/06/2020 às 14:28

Espaço já foi lixão e deveria contar com iluminação, pista de caminhada e cercamento

(Foto: Cedida/Rodolfo Merino)

Neste ano, o tão sonhado selo do Programa Município VerdeAzul (PMVA) foi conquistado apontando para um cenário favorável em ações de sustentabilidade. Porém, no Dia do Meio Ambiente, lembrado nesta sexta-feira (5), Presidente Prudente mostra que ainda segue patinando em projetos de arborização.

É o caso, por exemplo, do Parque Ecológico da Zona Leste. Criado pelo prefeito Nelson Bugalho (PSDB) em 2017, o espaço que já abrigou um lixão no passado contaria com projeto de recuperação ambiental visando criar espaço para a prática de esportes e entretenimento, além de iluminação em toda a sua extensão, pista para caminhada e cercamento.

Contudo, o tempo passou, e a ideia do prefeito - que é promotor de Meio Ambiente licenciado - não saiu do papel. Nos últimos três anos, o parque com 96 mil m², entre a Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira e Rua Sargento Firmino Leão, recebeu apenas dois plantios de mudas de árvores - totalizando 550 -, sendo que boa parte morreu por falta de manutenção, segundo moradores locais.

Ao invés de novas árvores, mato alto e lixo descartado de forma irregular marcam a paisagem do parque ecológico.

Por duas vezes, o Portal questionou a Prefeitura sobre as melhorias prometidas para o local. A última tentativa foi em abril deste ano, porém, sem resposta até o momento.

Prudente Mais Verde

Idealizado pelo vereador Enio Perrone (DEM), o programa Prudente Mais Verde nasceu, em 2014, por meio de projeto de lei. Ousada, a meta era plantar 150 mil mudas em curto espaço de tempo.

Até 2016, ações foram realizadas com entidades e órgãos públicos na arborização de diversos espaços da cidade. Além do plantio de árvores, o programa tinha ainda como objetivo criar uma Política Municipal de Gestão de Áreas Verdes Urbanas, mapear espaços e conscientizar a população sobre a importância destes locais.

Após ganhar destaque na mídia e adesão da sociedade civil, o programa foi abandonado pela atual gestão. Uma possível retomada do "Prudente Mais Verde" foi ensaiada no início deste ano, com o plantio de 5 mil mudas em área localizada na entrada da Cidade da Criança, às margens da Rodovia Raposo Tavares (SP-270).

Nos últimos anos, a cidade contabilizou 27 mil mudas plantadas, com uma arborização que ainda segue distante das principais vias da área central tomada pelo asfalto e pelo concreto.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.