Da Redação
Em 18/04/2025 às 11:27
Motorista e passageiros precisam manter a calma e permanecerem dentro do carro, sem tocar nas partes metálicas, aguardando a chegada do socorro
(Foto: Cedida/AI)
Nos três primeiros meses deste ano, foram registradas 30 batidas contra postes de energia elétrica na região de Presidente Prudente. Como consequência, mais de 5 mil famílias tiveram a energia interrompida temporariamente devido aos danos causados.
Mas, além dos prejuízos ao fornecimento de energia, o que mais tem preocupado são os riscos à segurança dos envolvidos nesses acidentes. “Um dos mais graves é o risco de choque elétrico, ainda mais se o poste cair por cima do veículo ou envolver rompimento de cabos”, explica Alessandro Gomes Martins, gerente de Construção e Manutenção da Energisa Sul-Sudeste.
Por esse motivo, ele destaca algumas orientações importantes para quem se envolver ou presenciar uma batida contra poste. "O motorista e passageiros precisam manter a calma e permanecerem dentro do carro, sem tocar nas partes metálicas, aguardando a chegada do socorro pelas equipes especializadas. Quem estiver do lado de fora também não deve se aproximar ou tocar no veículo, nem para fazer imagens, nem para tentar socorrer sem os cuidados necessários".
“Ainda que a rede de distribuição seja equipada com tecnologia de proteção para desativar o fornecimento de energia em caso de interferência nos cabos ou postes, é prudente não descartar os riscos potencializados em uma colisão”, pontua.
Atualmente, o sistema elétrico conta com equipamentos modernos que permitem realizar procedimentos automáticos para restabelecer a energia de forma mais rápida para o maior número de pessoas.
"Mas, nem sempre é possível restabelecer todos os clientes de uma vez. Há situações que, devido à complexidade dos estragos, os reparos podem demandar um tempo maior e, por questões de segurança, os trabalhos precisam ser feitos com a rede desligada”, finaliza.
Viu ou sofreu algum acidente envolvendo postes?
Ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros (193) e para a Energisa (0800 70 10 326), para que as equipes façam o resgate com segurança.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.