Da Redação
Em 04/05/2020 às 18:19
Bugalho revela preocupação com os dados apresentados e a possibilidade de seguir com o comércio fechado
(Foto: Marcos Sanches/Secom)
Nesta segunda-feira (4), o pesquisador da Universidade Estadual Paulista (Unesp), doutor Raul Borges Guimarães, apresentou um estudo sobre a disseminação do coronavírus, a Covid-19, em Presidente Prudente. Um mapa aponta os bairros com grandes superfícies de concentração de notificações e casos positivos.
"Coletamos todos os dados por endereço, fizemos um mapeamento de todos os bairros com maior concentração de casos [e notificações] e estamos analisando também a relação entre o isolamento social e o crescimento no número de confirmações. Temos visto um descompromisso nos bairros, com festas, campeonatos de futebol, enfim", explica Guimarães.
Pode faltar vaga em UTI
Segundo ele, a previsão é que se o índice de isolamento social permanecer abaixo de 50%, não haverá leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para atender os casos mais graves em prazo de 35 dias.
Atualmente, a cidade flutua entre 40% a 48% de isolamento, com nível de transmissão da doença em 1 para 3. "O que nos preocupa é a quantidade de leitos reservados de UTI que é para região toda e, consequentemente, a capacidade de absorver a internação dos casos mais graves nas próximas semanas sem que a saúde entre em colapso", diz Guimarães.
Ao todo, são 27 leitos de UTI exclusivos para casos de coronavírus, a Covid-19, sendo que do total apenas 10 estão disponíveis. Em relação aos leitos clínicos, são 80 exclusivos para Covid-19, e 34 disponíveis.
Conforme o doutor, Prudente é uma das 13 cidades consideradas capitais regionais apontadas como importantes na disseminação da doença em suas respectivas regiões.
Análise por bairros
Ainda em uma análise mais profunda sobre Prudente, o estudo aponta as regiões com grandes superfícies de concentração de notificações e de casos confirmados de coronavírus.
O mapeamento engloba 402 notificações, além de 17 casos monitorados pelos serviços de Saúde da cidade.
Pela ordem, são as áreas 2, que concentra bairros como Santa Paula, Cedral, Cohab, e outros; e Área 5, em bairros como Vila Estádio, Ocidental, Aviação, e outros.
Na lista também está a Área 3, em bairros como Colina, São Jorge, Bongiovani, Cinquentenário, e outros; e Área 4, em bairros como Planaltina, Cambuci, Itapura, José Rotta, entre outros.
Está preocupado
O prefeito Nelson Bugalho (PSDB) revela preocupação com os dados apresentados e a possibilidade de seguir com o comércio fechado. “A reabertura gradual dos serviços não essenciais no Estado vai seguir, entre outros critérios, o índice de isolamento social, e Prudente tem ficado entre as cidades com menor índice entre as analisadas", declara.
"A maior preocupação é em relação a flexibilização das normas de isolamento, pois o Governo do Estado tem sido categórico ao afirmar que cidades com baixo índice de isolamento não terão flexibilização", reforça.
Governador confirmou
Em entrevista coletiva nesta segunda-feira, o governador João Doria (PSDB) reafirmou que cidades com índices de isolamento abaixo dos 50% estarão automaticamente fora da lista de beneficiadas com a flexibilização da quarentena e reabertura do comércio.
*Atualizada para adequação do título e explicação sobre o conteúdo do estudo, que engloba casos confirmados e notificações
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.