Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Hospital de Esperança fecha convênio com Unimed para minimizar ociosidade

Da Redação

Em 27/01/2022 às 19:37

Convênio entre as instituições foi firmado nesta quinta-feira (27)

(Foto: Cedida/AI Unimed)

A partir de 1º de fevereiro, o Hospital de Esperança (HE) passa a atender beneficiários da Unimed de Presidente Prudente. O convênio entre as instituições, firmado nesta quinta-feira (27), busca reduzir o déficit mensal de mais de R$ 2,2 milhões da unidade oncológica.

Atualmente, o HE - antigo Hospital do Câncer - realiza 7 mil atendimentos por mês. Contudo, possui parte de sua estrutura hospitalar ociosa por falta de recursos financeiros.

A iniciativa objetiva a utilização de parte da estrutura do HE e, consequentemente, a diminuição da crise enfrentada pela entidade. Desta forma, adultos e crianças poderão passar por consultas, exames, internações, bem como procedimentos cirúrgicos, recebendo o devido acompanhamento durante todo o tratamento da doença. 

“Agora, nossos beneficiários têm um hospital de primeiro mundo para serem atendidos nas suas necessidades de saúde. Contem sempre com a Unimed e também com o Hospital de Esperança”, completa a presidente da operadora de saúde, a médica Nilva Galli.

A parceria não representa a diminuição dos atendimentos dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), segundo o HE. "Hoje, contamos apenas com repasse do governo federal e doações vindas da comunidade. Há uma fila de mais de 100 pacientes que esperam para iniciar o tratamento. O tratamento contra o câncer exige pressa e não pode parar", diz o presidente do Hospital de Esperança, Felício Sylla.

“Esses pacientes estão na fila da Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde [Cross] aguardando para serem direcionados para o HE ou para o Hospital Regional. Mais do que nunca, necessitamos da ajuda dos municípios da região para superarmos essa crise e acolhermos essas pessoas que aguardam uma vaga", pontua.

Entenda a crise

O credenciamento do HE ao SUS ocorreu em junho de 2021. "Tratou-se de um longo processo de habilitações de serviços que o hospital concretizou passo a passo. Para chegar em condições de recebê-lo, a unidade especializada em oncologia teve que cumprir todas as exigências do SUS. Ou seja, antes do credenciamento, o hospital já tinha que estar em pleno funcionamento e oferecendo todos os atendimentos para conseguir a habilitação como Unacon, explica a entidade.

O custeio desses serviços foi realizado com reserva própria do hospital e sem nenhum tipo de contrapartida. Dessa forma, após o credenciamento, a instituição necessita do reajuste do repasse do SUS, visto que o valor oferecido ao HE é o mesmo oferecido anteriormente à Santa Casa de Presidente Prudente – que abriu mão do seu credenciamento em oncologia para que o HE pudesse obtê-lo.

“Entretanto, o repasse para a Santa Casa custeava 12 leitos de oncologia e nunca será suficiente para manter toda a estrutura da nossa instituição. Somos um hospital especializado que atende os 45 municípios do Departamento Regional de Saúde XI [DRS 11]”, pontua o HE.

O pedido do aumento do repasse já foi solicitado para o Governo Federal, entretanto, a instituição ainda não teve retorno.

Serviço

Mais informações podem ser obtidas com o Hospital de Esperança, por meio do telefone (18) 2104-8000.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.