Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Ipem-SP passa pente-fino em 16 radares de velocidade em Prudente

Da Redação

Em 23/02/2022 às 19:48

De acordo com o órgão, todos os instrumentos foram aprovados e receberam um certificado válido por um ano

(Foto: Cedida/Ipem-SP)

Durante dois dias, agentes do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) promoveram um pente-fino em radares instalados nas vias de Presidente Prudente. Em caso de excesso de velocidade, para aplicação de multas, o equipamento precisa estar verificado pelo órgão.

Ao todo, foram 16 aparelhos testados. Eles estão instalados nas avenidas Brasil (3), Manoel Goulart (4), Comendador Alberto Bonfiglioli (2), Miguel Dahma, Tancredo Neves, Washington Luís, Ana Jacinta, Alvino Gomes Teixeira, Raimundo Maiolini e Juscelino Kubitschek de Oliveira.

De acordo com o órgão, todos os instrumentos foram aprovados e receberam um certificado válido por um ano. Conforme portaria, é obrigatória a verificação metrológica uma vez por ano ou toda vez que o equipamento passar por reparo.  

A verificação metrológica 

O radar, expressão em inglês radio detection and rangig, é um aparelho que localiza objetos a longa distância utilizando ondas eletromagnéticas. Possui antena emissora/receptora de ondas de rádio que se propagam até atingirem o alvo, retornando ao radar. 

A diferença de tempo de ida e de volta da onda determina a distância ou a velocidade do objeto. Portanto, nem todos os medidores de velocidade que chamamos de “radar” são radares de fato. Veja: 

Medidor por radar propriamente dito: transmite e recebe ondas contínuas na faixa de micro-ondas, propiciando a medição da velocidade do veículo alvo através do efeito Doppler. 

Medidor óptico: projeta um feixe de luz (laser) no veículo alvo, e a medição é feita pelo processamento da energia por ele refletida. 

Medidor de sensores de superfície: utiliza sensores instalados na superfície da via que detectam a passagem do veículo. A medição é feita em função do tempo de passagem do veículo entre dois sensores cuja distância entre eles é fixa e conhecida. 

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.