Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Na Semana da Árvore, parque ecológico é esquecido pela Prefeitura

ROGÉRIO MATIVE

Em 22/09/2020 às 12:28

Parque que já abrigou um lixão no passado contaria com projeto de recuperação ambiental, com áreas para a prática de esportes e entretenimento

(Foto: Cedida/Rodolfo Merino)

Criado ainda em 2017, o Parque Ecológico da Zona Leste de Presidente Prudente segue esquecido pela Prefeitura. Na Semana da Árvore, período de ações de plantio de mudas, o local ficou de fora da programação promovida pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semea). Abandonado, o espaço não recebeu nenhuma benfeitoria prometida nos últimos anos.

O parque que já abrigou um lixão no passado contaria com projeto de recuperação ambiental visando criar áreas para a prática de esportes e entretenimento, além de iluminação em toda a sua extensão, pista para caminhada e cercamento. Contudo, recebe o lixo descartado irregularmente por parte da população, que fica camuflado no matagal que toma conta da paisagem.

Nos últimos três anos, o parque com 96 mil m², entre a Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira e Rua Sargento Firmino Leão - que engloba a Vila Marcondes, Itapura I e Vila Furquim -, recebeu apenas dois plantios de mudas de árvores - totalizando 550 -, sendo que boa parte morreu por falta de manutenção, segundo moradores locais, conforme mostrou o Portal.

Apesar de a Prefeitura ter no comando um promotor de Meio Ambiente licenciado - Nelson Bugalho (PSDB) -, a cidade registra uma das menores taxas de plantio de novas mudas dos últimos 10 anos. Coincidentemente, após o programa "Prudente Mais Verde" ser descontinuado.

Semana da Árvore

De acordo com a Semea, a semana conta com distribuição de mudas e panfletos educativos com apoio da Polícia Militar Ambiental.

Foto: Mariana Padovan/Secom

Plantios estão programados na área de preservação do Parque Ecológico São Lucas; em área verde ao lado da Avenida João Rezende, na Vila Operária; no canteiro central da Rua José Claro, nas imediações do IBC Centro de Eventos; e Parque Municipal dos Ipês, localizado às margens da Rodovia Raposo Tavares (SP-270), em parceria com o Rotaract.

Quer plantar?

Há entrega permanente e gratuita de mudas no Horto Municipal, que funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 17h. São distribuídas mudas nativas para arborização urbana, de espécies como Magnólia, Ipê, Acassia, entre outras.

O Horto Municipal fica na Rua Altair de Sena, 730, Jardim Jequitibás. Mais informações pelo telefone: 3906 5275.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.