ROGÉRIO MATIVE
Em 22/09/2020 às 12:28
Parque que já abrigou um lixão no passado contaria com projeto de recuperação ambiental, com áreas para a prática de esportes e entretenimento
(Foto: Cedida/Rodolfo Merino)
Criado ainda em 2017, o Parque Ecológico da Zona Leste de Presidente Prudente segue esquecido pela Prefeitura. Na Semana da Árvore, período de ações de plantio de mudas, o local ficou de fora da programação promovida pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semea). Abandonado, o espaço não recebeu nenhuma benfeitoria prometida nos últimos anos.
O parque que já abrigou um lixão no passado contaria com projeto de recuperação ambiental visando criar áreas para a prática de esportes e entretenimento, além de iluminação em toda a sua extensão, pista para caminhada e cercamento. Contudo, recebe o lixo descartado irregularmente por parte da população, que fica camuflado no matagal que toma conta da paisagem.
Nos últimos três anos, o parque com 96 mil m², entre a Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira e Rua Sargento Firmino Leão - que engloba a Vila Marcondes, Itapura I e Vila Furquim -, recebeu apenas dois plantios de mudas de árvores - totalizando 550 -, sendo que boa parte morreu por falta de manutenção, segundo moradores locais, conforme mostrou o Portal.
Apesar de a Prefeitura ter no comando um promotor de Meio Ambiente licenciado - Nelson Bugalho (PSDB) -, a cidade registra uma das menores taxas de plantio de novas mudas dos últimos 10 anos. Coincidentemente, após o programa "Prudente Mais Verde" ser descontinuado.
Semana da Árvore
De acordo com a Semea, a semana conta com distribuição de mudas e panfletos educativos com apoio da Polícia Militar Ambiental.
Plantios estão programados na área de preservação do Parque Ecológico São Lucas; em área verde ao lado da Avenida João Rezende, na Vila Operária; no canteiro central da Rua José Claro, nas imediações do IBC Centro de Eventos; e Parque Municipal dos Ipês, localizado às margens da Rodovia Raposo Tavares (SP-270), em parceria com o Rotaract.
Quer plantar?
Há entrega permanente e gratuita de mudas no Horto Municipal, que funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 17h. São distribuídas mudas nativas para arborização urbana, de espécies como Magnólia, Ipê, Acassia, entre outras.
O Horto Municipal fica na Rua Altair de Sena, 730, Jardim Jequitibás. Mais informações pelo telefone: 3906 5275.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.