Rogério Mative
Em 07/10/2019 às 09:52
Para forçar o cumprimento da medida, quem for flagrado terá que pagar multa de R$ 499,50
(Foto: iStock)
Prática que virou moda entre jovens desde 2010, o uso de narguilé por menores já é proibido. Porém, o uso desse tipo de fumo que pode ser equivalente a fumar 100 cigarros deve ser vetado também - para todas as idades - em espaços públicos de Presidente Prudente. A proposta assinada por dois vereadores será debatida na noite desta segunda-feira (7), na Câmara Municipal.
De acordo com projeto de lei proposto por Adão Batista (PSB) e Geraldo de Souza (PSD), o uso do produto fica proibido em praças, áreas de lazer, espaços esportivos, exposições e qualquer local onde houver concentração de pessoas.
Para forçar o cumprimento da medida, quem for flagrado terá que pagar multa de R$ 499,50, sendo dobrado o valor em caso de reincidência.
"O projeto de lei visa coibir o uso de narguilé em locais públicos abertos, em razão do grande rol de doenças provenientes da fumaça. Os prejuízos à saúde envolvem tanto os fumantes de fato quanto os chamados passivos, aqueles que apenas inalam a fumaça que sai do narguilé", justificam os parlamentares, no documento.
O narguilé é composto por nicotina, alcatrão e monóxido de carbono. Ao ser queimado libera metais pesados e cancerígenos, como o arsênico, chumbo, cobalto e cromo.
"Além disso, ao compartilhar o narguilé com outros usuários, a pessoa se expõe a hepatite C, tuberculose, herpes e outras doenças da boca. A utilização em locais públicos abertos prejudica o direito do cidadão não fumante a ter uma qualidade de vida adequada", reforçam.
Estudos apontam que o uso desse tipo de fumo entre 20 e 80 minutos é equivalente a fumar 100 cigarros.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.