Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Prudente atinge quase meio milhão de doses em um ano de vacinação

Da Redação

Em 21/01/2022 às 13:02

Há um ano, a primeira contemplada com a vacina contra a covid foi a servidora e auxiliar de enfermagem, Odete Rosa de Souza

(Foto: Arquivo/Marcos Sanches/Secom)

No dia 21 de janeiro de 2021, a esperança contra a Covid-19 chegou para os moradores de Presidente Prudente. E, após exato um ano, a capital do Oeste Paulista atingiu a expressiva marca de quase meio milhão de doses aplicadas em uma população estimada em 230 mil pessoas.

Na cidade, a primeira contemplada com a dose foi a servidora e auxiliar de enfermagem, Odete Rosa de Souza, de 61 anos. Na ocasião, a primeira remessa de vacinas foi de apenas 4.880 doses da Coronavac.

Após o recebimento dos lotes, o cronograma de vacinação ganhou forma, e separou como grupos prioritários pessoas com mais de 90 anos e profissionais da área da Saúde atuantes na linha da frente. 

Em seguida, entre os meses de fevereiro e maio, o público de 80, 70 e 60 anos, pessoas portadoras de comorbidades e de deficiências (PCD), começaram a receber a vacina, inclusive na modalidade drive-thru.

De acordo com o ‘Vacinômetro’, o município registrou no dia 1º de junho a marca de 100 mil doses aplicadas, o que provocou a diminuição de diagnósticos, ocupação de leitos e mortalidades. No dia 15 de junho, a boa notícia da vacinação foi para aqueles que possuíam 50 anos,e até aquele momento, 32,4% da população prudentina havia tomado a primeira dose.

O avanço da imunização foi crescente. No mês de julho, seis meses do início da vacinação, o público de até 30 anos de idade já poderia receber a vacina contra a Covid-19. 

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), 55,1% da população estava imunizada, sendo 126.836 pessoas com a primeira dose, e 49.493 que completaram o esquema vacinal com as duas ou dose única, totalizando 176.329 imunizantes administrados.

Avançando

Para a população jovem, a imunização da tão esperada primeira dose foi realizada no mês de agosto. Com o objetivo de imunizar os moradores acima de 18 anos, e que ainda não haviam conseguido tomar a dose, foram realizadas duas edições do ‘Vacina Fest’, mutirão com duração de 24 horas. No dia 24 daquele mês, o município ultrapassa novamente a marca de vacinação ao atingir 250 mil doses aplicadas.

No início de setembro, a porcentagem era de 96% da população adulta já vacinada. Na ocasião, teve início a aplicação da dose adicional em idosos com 85 anos ou mais, que posteriormente, também seguiria para as demais faixas etárias.

Na última segunda-feira (17), a imunização em crianças de 5 a 11 anos com comorbidades, deficiências, indígenas e quilombolas, foi iniciada. Representando o público-alvo infantil, a primeira a receber a dose de amor foi a prudentina Julia Goi Carvalho, de seis anos, com Síndrome de Down. 

Na semana que vem, tem início a vacinação de crianças de 9 a 11 anos sem comorbidades. 

Em números

De acordo com o último balanço divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde, foram 457.205 doses administradas na cidade, sendo que 183.917 receberam duas doses. Outros 74.469 prudentinos já contam com três vacinas aplicadas. Há ainda 5.258 pessoas que tomaram a vacina de dose única (na época) e que agora devem retornar para a dose de reforço.

No momento, 9.644 prudentinos contam apenas com uma dose do imunizante contra a covid-19.

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.