Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Prudente registra média de cinco novos casos de HIV por mês

Da Redação

Em 01/12/2021 às 11:49

Teste é feito com amostra de sangue e fica pronto em até 15 minutos

(Foto: Marcos Sanches/Secom)

Em busca de conscientizar a população em relação ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, a Praça Nove de Julho - área central de Presidente Prudente, recebeu ação de testagem gratuita do vírus HIV, nesta quarta-feira (1º).

No local, ocorreu ainda a distribuição de folders e orientações em relação a prevenção de doenças transmitidas por meio de relações sexuais (ISTs). Em relação ao teste, ele foi feito com amostra de sangue, com resultado pronto em até 15 minutos.

A novidade é que aqueles que não quiserem fazer o teste no local puderam levar para casa o autoteste, que é feito com fluido oral (saliva). O teste também aponta o resultado em até 15 minutos.

De acordo com a coordenadora do Programa DST Aids, a psicóloga Gláucia Tavares de Brito, o objeto foi alcançar pessoas que têm dificuldade de buscar pessoalmente o serviço.

“A intenção é tentar desmistificar o teste, muitos têm receio, mas é importante esse monitoramento da saúde, que deve ser feito pelo menos uma vez ano. É uma prevenção e também um autocuidado com a saúde”, explica.

Em números

Segundo ela, o número de novos casos por mês é variável, mas geralmente são identificados até cinco novos registros por mês em Prudente.

"O ambulatório realiza acompanhamento médico e multiprofissional de 672 prudentinos diagnosticados com a doença. Além destes, outros 273 pacientes de outras cidades são acompanhados pelo órgão", explica.

Ação continua

Outra testagem de HIV será realizada no Senac, das 19h às 21h30. Já na quinta-feira (2), a ação será das 8h às10h, 13h às 15h30 e das 19h às 21h30.

Nova chance

Quem não conseguir realizar o teste rápido durante as ações poderá procurar o Ambulatório Médico Municipal - Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). O serviço fica na Avenida Coronel José Soares Marcondes, 2357. 

Mais informações pelo telefone (18) 3221-1366. O horário de atendimento é das 8h às 10h e das 13h às 15h. Não há necessidade de agendamento.

*Atualizada às 18h35 para acréscimo de informação

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.