ROGÉRIO MATIVE
Em 27/05/2021 às 09:37
Greve do transporte coletivo chega ao segundo dia sem abertura de negociações
(Foto: ROGÉRIO MATIVE)
Diferentemente do que ocorreu nas paralisações passadas, a concessionária Prudente Urbano sinaliza uma mudança de estratégia ao lidar com a segunda greve de seus funcionários apenas este ano. Pelo segundo dia, nesta quinta-feira (27), os ônibus não deixaram a garagem da empresa. Até o momento, não houve abertura de diálogo com a categoria e, muito menos, tentativa judicial para a retomada do transporte coletivo.
De acordo com o Sindicato dos Condutores de Veículos Rodoviários de Prudente e Região, a postura adotada pela concessionária causa "estranheza". Após 24 horas do início da paralisação, a categoria não foi procurada para negociações sobre os benefícios vencidos no último dia 20, que não foram pagos até o momento.
"Das últimas vezes, já tinha liminar para voltar, com escolta policial e tudo mais. Está muito tranquilo para uma situação tão complicada. Não dá para entender. Mas, não podemos ficar esperando o dinheiro cair do céu. Aqui tem muito pai de família, falta comida em casa. As dificuldades são grandes", diz um funcionário da empresa, que pediu para não ser identificado.
O tom ditado nas notas à imprensa ao tratar de assuntos delicados, como a possível rescisão contratual, também é outro. "A empresa entende que os assuntos em relação as declarações do Poder Público sejam tratados ética e tecnicamente em suas respectivas esferas", diz a concessionária.
Contudo, mantém a defesa do reajuste tarifário e de concessão de subsídios pela Prefeitura. "A Prudente Urbano lamenta a continuidade da paralisação. Reforça que não mediu esforços para manter o transporte público durante a pandemia, mas possui atuação limitada [tarifa defasada, redução no número de passageiros e aumento de custos, sem subsídio] e insiste na busca pelo diálogo com o Poder Concedente para que medidas legítimas sejam tomadas garantindo a continuidade da prestação do serviço à comunidade, dado o caráter essencial do transporte coletivo municipal", pontua.
Novo corpo jurídico
Coincidentemente, a mudança de postura ocorre com a troca do corpo jurídico responsável pela defesa da empresa nos tribunais. Agora, a Gazetti Advogados Associados responde pelo setor.
Em seu site, a empresa ressalta como ponto forte a "excelência na prestação de serviços, objetivando a estruturação de negócios e a organização e/ou a recuperação de atividades empresarias". Entre as três principais áreas de atuação, negociações estratégicas, falências e concordatas, negociações bancárias, contencioso de massa, entre outros.
Transporte alternativo
Desde a tarde dessa quarta-feira (26), nove vans escolares operam o serviço em caráter de emergência, após a regulamentação do transporte coletivo pela Prefeitura de Presidente Prudente.
A expectativa é de que mais veículos sejam utilizados no decorrer desta quinta para suprir a carência do transporte coletivo.
A medida seguirá em vigor apenas durante o período de greve.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.