Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Queimadas provocaram queda de energia para 2,4 mil consumidores

Da Redação

Em 29/08/2024 às 08:30

Realizar queimadas próximo às linhas de transmissão constitui crime

(Foto: Cedida/AI)

Na região de Presidente Prudente, três cidades seguem em situação de emergência devido a ocorrência de incêndios florestais de grande magnitude. Neste ano, as queimadas foram responsáveis pela interrupção no fornecimento da energia para 2,4 mil consumidores no Oeste Paulista.

Neste ano, a quantidade de usuários afetados aumentou em comparação ao ano passado, segundo dados da concessionária Energisa Sul-Sudeste. Em 2023, 1.352 unidades ficaram sem energia em consequência de incêndios. 

Já em 2024, o número quase dobrou: são 2.430 em quase oito meses. Ainda há alertas da Defesa Civil para riscos de queimadas em Lucélia, Presidente Epitácio e Salmourão.

A região segue com o clima seco e a maior incidência dos ventos, que contribuem para o aumento da incidência de queimadas que saem do controle. Bitucas de cigarros, fogo para limpeza de pastagens e fogueiras estão entre os principais causadores das chamas, que podem atingir a rede elétrica e impactar direta e indiretamente o fornecimento de energia. 

A depender do risco imposto pelas chamas, existem situações em que é necessário desligar o circuito de energia para que as equipes do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil possam atuar no controle das chamas de maneira segura. 

O calor intenso que provém das chamas pode danificar cabos condutores, postes, equipamentos em geral e, consequentemente, causar a interrupção no fornecimento da energia para os clientes das proximidades, prejudicando até mesmo serviços essenciais.

Evite acidentes 

A orientação é: não jogue bitucas de cigarro à beira da estrada ou em terrenos baldios; não queime lixo, nem use fogo para fazer limpeza de pastagens; e, por fim, não solte balões pois, dispersos pelos ventos, eles podem ocasionar incêndios de grandes proporções. 

Se porventura presenciar uma situação de incêndios, a população precisa acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros, pelo número 193. Se o fogo estiver próximo aos cabos de energia elétrica, avisar também a Energisa, que tem equipes treinadas e capacitadas para agir de maneira rápida e segura com objetivo de eliminar o risco e garantir o abastecimento de energia elétrica.    

É crime

Realizar queimadas próximo às linhas de transmissão constitui crime federal previsto no Decreto 2.661, de julho de 1998, que proíbe atear fogo numa faixa de 15 metros dos limites de segurança das linhas de transmissão de energia e de 100 metros ao redor das subestações.   

Compartilhe
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Prudentino.

Fique tranquilo, seu email não será exibido no site.
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.